Bastão-do-imperador {Etlingera elatior (Jack.) R.M. Sm.]

by 1/28/2017 07:44:00 PM 4 comentários

O bastão-do-imperador, assim chamado devido ao formato das suas inflorescências que se assemelhavam aos bastões dos antigos imperadores, é uma planta belíssima e uma das flores tropicais mais utilizadas no paisagismo e ornamentação em países tropicais. De origem asiática, esta espécie, também chamada de gengibre-tocha, flor-da-redenção ou flor-de-cera, tem sido bastante cultivada no Brasil, inclusive para exportação.

Descrição da planta: Da família Zingiberaceae, planta herbácea, ereta, 2 a 4m de altura, caule tipo rizoma; folhas grandes, alongadas, verde-escuras na face adaxial e levemente rosada na face abaxial; única inflorescência na extremidade mais alta de uma longa haste ereta e robusta, 1 a 1,5m de altura e se forma diretamente no rizoma, com formato cônico-piramidal, as cores podem variar entre o branco (porcelana), rosa e o vermelho. 

Usos: O bastão-do-imperador é cultivado no Brasil desde a década de 1920, especialmente para uso em arranjos florais, pois valoriza o ambiente e a decoração pela beleza, exoticidade e durabilidade das flores. Além disso, pode ser utilizo também no paisagismo de áreas externas e jardins internos. As flores são atrativas para beija-flores e alguns insetos. Suas brácteas são comestíveis e constam da lista de ingredientes da culinária típica tailandesa.
Aspectos agronômicos: A produção de mudas é feita por divisão dos rizomas retirados das touceiras, em qualquer época do ano. A propagação por sementes também pode ser feita, embora menos comum. A produção comercial de mudas de alta qualidade é feita via micropropagação. O cultivo pode ser feito à pleno sol ou a meia-sombra. Não tolera temperaturas baixas, ideal entre 22 a 35°C. O solo deve ser rico em matéria orgânica, arejado e bem drenado, porém, sempre úmido. A planta inicia o florescimento entre 18 a 20 meses após o plantio e floresce o ano todo. É possível colher entre 60 a 90 hastes por touceira/ano.

Lindo arranjo de mesa de natal confeccionado com bastão-do-imperador.
Recomendação: Em Brasilia, um dos melhores lugares para conhecer um cultivo e comprar lindos batões-do-imperador é o Rancho Paraná (Link). O Rancho é um lugar belíssimo e tem um restaurante com uma deliciosa comida caseira aos finais de semana. Vale a visita!
Referência

VIANA, F.A.P.; CAMILLO, J.; JUNQUEIRA, A.M.R. Flores de corte de clima temperado. Floricultura no Distrito Federal, vol. 2. 2016.

4 comentários:

  1. Preciso saber onde posso comprar as mudas de bastão do imperador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Montes Claros-MG Visite o viveiro do ICA/UFMG

      Excluir
  2. Favor me informarem qual loja em Brasília vende as mudas do bastão do imperador

    ResponderExcluir

Este blog foi criado com o objetivo de informar e entreter. Apresentar uma espécie vegetal seus usos, potencialidades e curiosidades, com informações mais detalhadas, para que as pessoas conheçam e contemplem a beleza de cada espécie.O conteúdo é destinado a toda comunidade e serão muito bem vindas, todas as colaborações daqueles que estejam dispostos a dividir seu conhecimento com quem tem sede de aprender sempre.