Sorvetão (Zingiber spectabile Griff.)

by 10/04/2020 02:45:00 PM 0 comentários

Também conhecida como xampu, gengibre-magnífico ou gengibre-ornamental, a espécie é muito usada em arranjos tropicais, juntamente com helicônias e folhagens verdes. A planta, à primeira vista, não parece ser muito diferente, mas suas inflorescências vistosas, coloridas, saindo direto do chão, são sempre muito chamativas. As crianças se divertem brincando com os “microfones” coloridos, pois as inflorescências se parecem muito com alguns desses equipamentos de captar som. 

Descrição botânica: Planta da família Zingiberaceae, com hábito herbáceo, medindo até 2,5 m de altura; hastes eretas e robustas, que formam touceiras. As folhas são verde-escuras, alongadas e aveludadas na parte inferior. As inflorescências são espigadas, cilíndricas, medindo entre 40 a 50 cm de altura, que brotam diretamente dos rizomas, por isso a impressão de que nascem diretamente do solo, sem conexão com a planta mãe. Cada inflorescência reúne dezenas de pequenas flores de cor branca ou amarelada, recobertas por brácteas de cor, inicialmente, amareladas, passando a vermelho intenso, conforme avança a senescência. 


Onde ocorre: Planta nativa da Malásia e regiões adjacentes. No Brasil, é considerada como cultivada. Foi introduzida como planta ornamental e hoje pode ser encontrada em cultivo em jardins de várias regiões do País. 

Usos: O uso mais expressivo do sorvetão é como planta ornamental para a produção de flor de corte. Muito usada também na ornamentação de jardins, cultivada isolada, em conjuntos ou associada à outras espécies tropicais. Atualmente, existe muitos híbridos de Z. spectabile no mercado mundial de flores de corte, com diferentes cores e formatos. No Brasil a planta é mais cultivada como flor de corte, com cultivos comerciais nas regiões Sudeste e Nordeste, visando atender tanto a demanda interna por flores tropicais quanto para exportação. Por ser parente próxima do gengibre comercial, suas folhas e rizomas também podem ser usados em preparações culinárias e formulações medicinais. Os rizomas são ricos em compostos fenólicos com propriedades antioxidantes e antibacterianas, potenciais para uso na produção de conservantes para a indústria alimentícia. Os rizomas possuem grande quantidade de zerumbone, um composto ativo medicinal com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. 


Aspectos agronômicos: Deve ser cultivada à meia-sombra, em canteiros bem adubados e enriquecidos com matéria orgânica (restos vegetais, estercos, etc.), com regas abundantes e constantes. A espécie é sensível ao frio e à falta de água. A propagação é feita facilmente, em qualquer época do ano, pela retirada de mudas das touceiras. No entanto, para quem deseja iniciar um cultivo comercial, a dica é obter mudas de qualidade (micropropagadas, preferencialmente), uniformes e bem sadias, para garantir boa produção de hastes, dentro dos padrões exigidos pelo mercado para flor de corte. A espécie é muito sensível à pragas, especialmente os nematoides (vermes de solo), e à bacterioses. Desta forma, é importante sempre manter as touceiras limpas, bem podadas, adubadas e com rigoroso controle de irrigação. A poda não favorece apenas o aspecto estético da planta, mas é fundamental para permitir a entrada de luz e evitar o excesso de umidade, que propicia a proliferação de fungos e bactérias. 


Bibliografia recomendada 

Lorenzi, H.; Souza, H.M. Plantas ornamentais no Brasil: arbustivas, herbáceas e trepadeiras. Editora Plantarum, 4ª ed. 2008. 

Reis, M.V. et al. In vitro propagation of Zingiber spectabile. Ornamental Horticulture, 23(3), 270-278, 2017. 

Zingiberaceae in Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 2020. <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB609227>

0 comentários:

Postar um comentário

Este blog foi criado com o objetivo de informar e entreter. Apresentar uma espécie vegetal seus usos, potencialidades e curiosidades, com informações mais detalhadas, para que as pessoas conheçam e contemplem a beleza de cada espécie.O conteúdo é destinado a toda comunidade e serão muito bem vindas, todas as colaborações daqueles que estejam dispostos a dividir seu conhecimento com quem tem sede de aprender sempre.