Boldo

by 2/25/2018 03:01:00 PM 0 comentários
Quando o assunto é boldo, já se sabe que vem remédio amargo. Quando bate aquele mal-estar, indigestão, problemas com fígado ou ressaca brava, um chá de boldo é sempre a primeira recomendação. Mas existem diversos tipos de plantas conhecidas popularmente como boldo. A depender da região do Brasil, ou do mundo, cada pessoa conhece uma planta distinta e faz usos diferentes.

No entanto, é bom ficar atendo e aprender a identificar algumas características básicas de cada planta, a fim de evitar intoxicações. Usar planta medicinal sem conhecer pode ser tão perigoso quanto utilizar qualquer medicamento alopático sem consultar um médico. Por isso, vou apresentar aqui algumas das principais plantas conhecidas como boldo, que também podem ter outros nomes dependendo da região, e que são usadas na medicina popular.

Boldo-bahiano ou alumã [Gymnanthemum amygdalinum (Delile) Sch.Bip. ex Walp.]: Planta nativa da África e trazida para o Brasil pelos escravos, arbusto ou arvoreta de 2-4 m de altura; de ramos finos e quebradiços; folhas simples, 5-12cm de comprimento, verde-escuras, com nervuras bem marcadas e de sabor amargo. Flores pequenas, brancas, aromáticas, reunidas em cachos no final dos ramos. Floresce no verão. Somente as folhas são utilizadas para chás e podem ser colhidas em qualquer época do ano mas, preferencialmente, antes da floração. A planta é bastante rustica e propaga-se facilmente por estacas de ramos.

Boldo-bahiano ou alumã.

Boldo-do-Brasil (Plectranthus barbatus Andr.)
: Apesar do nome, esta planta não é nativa do Brasil, mas da Índia. É, possivelmente, a espécie mais amplamente cultivada e utilizada no País. Planta herbácea ou arbustivas, com até 1,5 m de altura, com folhas opostas, simples de formato ovalado, bordas dentadas, 5-8 cm de comprimento, pilosas (textura macia), muito aromáticas e de sabor amargo. Inflorescências eretas com flores azuis. Apenas as folhas possuem aroma e são utilizadas maceradas com água ou preparadas no vapor. Propaga-se facilmente por estacas herbáceas (de ponteira).

Boldo-do-brasil
Boldo-grande ou falso-boldo (Plectranthus comosus Sims.): Esta planta, também de origem indiana, é muito semelhante ao boldo-do-brasil, sendo utilizada da mesma forma e para os mesmos fins. Apresenta amargor bastante elevado tanto nas folhas quanto nos talos. Mas o que difere mais facilmente as duas espécies é o tamanho, como o nome já diz, o boldo-grande pode chegar a mais de 2 m de altura e as inflorescências são maiores e com mais flores adensadas. As folhas apresentam pequenas pontuações translucidas, quando observadas contra a luz. Propaga-se facilmente por estacas herbáceas (de ponteira).

Boldo-grande
Boldo-verdadeiro ou boldo-do-chile (Peumus boldus Molina): Planta nativa dos Andes chilenos, é uma árvore com 12-15 m de altura, com folhas simples, opostas, 4-6 cm de comprimento e 2-5 cm de largura, pecioladas, de formato oval-elíptico, consistência coriácea (dura) e superfície áspera. Esta espécie quase não é cultivada no Brasil, sendo possível encontrá-la em regiões mais frias. É usada na formulação de diversos fitoterápicos registrados no Brasil. Propaga-se por estacas retiradas de plantas jovens, que requerem uso de hormônio para facilitar a formação de raízes.

Boldo-do-chile. Foto: John D. Mitchell (Link).
Boldinho ou hortelã-grosso [Plectranthus amboinicus (Lour.) Spreng.]: Planta originária da Oceania (Papua Nova Guiné) cultivada em todo mundo como planta condimentar, medicinal e ornamental. Erva com 0,4-1 m de altura; folhas ovaladas, com margens dentadas, nervuras salientes no dorso e 4-10 cm de comprimento. As folhas são macias e quebradiças e não tem a mesma intensidade de sabor amargo quanto as outras espécies. O aroma das folhas lembra um pouco a hortelã e podem ser usadas como condimento em saladas e massas. Multiplica-se facilmente por estaquia de ramos e necessita replantio anual.

Boldinho
Boldo-de-jardim ou boldo-gambá (Plectranthus neochilus Schltr.): Planta de origem africana, herbácea e muito ramificada; tem folhas pequenas, de coloração verde-claras, quase triangulares, dispostas compactamente. Possuem sabor levemente amargo e odor forte, principalmente quando está florida, daí o nome boldo-gambá. É bastante utilizada como planta ornamental em vasos, floreiras e canteiros pela sua bela ramagem e folhas quase prateadas. Propaga-se facilmente por estacas de ramos e divisão de touceiras.

Boldo-de-jardim

Bibliografia recomendada
FELIX-SILVA, J. et al. Identificação botânica e química de espécies vegetais de uso popular no Rio Grande do Norte, Brasil. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, 14(3), 548-555, 2012.
FERREIRA ROSAL, L. et al. Produção vegetal e de óleo essencial de boldo pequeno em função de fontes de adubos orgânicos. Revista Ceres, 58(5), 2011.
JELDRES-SALAS, P.A.; MUÑOZ-VILLAGRA, M. Efecto del acido indolbutirico y epoca de colecta del material vegetal en el enraizamiento de estacas de Peumus boldus Mol. (Doctoral dissertation, Universidad de Talca (Chile). Escuela de Ingenieria Forestal).1998.
LORENZI, H.; MATOS, J.F.A. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora. 2002.

0 comentários:

Postar um comentário

Este blog foi criado com o objetivo de informar e entreter. Apresentar uma espécie vegetal seus usos, potencialidades e curiosidades, com informações mais detalhadas, para que as pessoas conheçam e contemplem a beleza de cada espécie.O conteúdo é destinado a toda comunidade e serão muito bem vindas, todas as colaborações daqueles que estejam dispostos a dividir seu conhecimento com quem tem sede de aprender sempre.