Oiti {Licania tomentosa (Benth.) Fritsch}

by 1/08/2015 06:00:00 PM 50 comentários

       O oiti é uma planta bastante comum na arborização urbana Brasil afora, mas quase não prestamos atenção nele. No entanto, durante os meses de novembro a janeiro, período de frutificação, nota-se grande quantidade de frutos caídos, deixando o chão amarelinho.
         Foi este fato que chamou a atenção da professora Raquel Santiago, do departamento de Nutrição de Universidade Federal de Goiás, ao observar as ruas de Goiânia - GO. Então, será que esses frutos são comestíveis? Como podemos aproveitá-los? Que árvore é essa afinal?
        Assim, procurando responder em parte essas dúvidas, resolvi iniciar o ano escrevendo sobre esta planta, uma espécie nativa da flora brasileira com muito potencial de uso. E aproveitando, agradeço à Professora Raquel pela cessão de algumas imagens que ilustram esta publicação.       
Na primeira imagem observa-se a folha com
o verso recoberto de pelos e na segunda, frutos
ainda verdes. Fotos: J. Camillo.
Características botânicas: Espécie de porte arbóreo, pertencente à família botânica Chrysobalanaceae, quando adulta pode medir entre 9 a 12 metros, ou mais. Perenifólia. Com tronco ereto, cujo diâmetro pode variar de 30 a 65 cm, e cascas acinzentadas; copa densa e de formato globoso. As folhas são simples, alternas, de formato variando entre elíptico a oblongo e base acuminada; tomentosas (cobertas de pelos), com margens inteiras e nervura central destacada; a coloração varia entre amarelo claro quando jovens a verde escuro quando adultas. A inflorescência é do tipo racemosa, medindo entre 3 a 7 cm de comprimento, com verticilos que contém entre 4 e 5 flores pequenas, de cor creme ou branca. O fruto é uma drupa carnosa, elipsoide, odorífera, de coloração variando entre amarelo e alaranjado quando maduro, medindo entre 6 a 12 cm de comprimento e 3 a 5 cm de diâmetro. A polpa pode ter espessura entre 1 a 2,5 cm, pegajosa, com grande quantidade de fibras e envolve a semente, que corresponde a maior parte do fruto.
            O oiti também é conhecido pelos nomes populares de goiti, goiti-iba, manga-da-praia, milho-cozido, oiti-cagão, oiti-da-praia, oiticica, oitizeiro, entre outros. Também apresenta algumas sinonímias botânicas: Licania tomentosa var. angustifolia (Benth.) Cowan; Moquilea tomentosa Benth.; M. tomentosa var. angustifolia Hook.f.; M. tomentosa var. latifolia Hook.f. e Pleragina odorata Arruda.


Onde ocorre: A espécie é nativa e endêmica da flora brasileira, ou seja, ocorre apenas no
Mapa da distribuição do Oiti (Licania tomentosa) no Brasil.
Fonte: Sothers et al. (2015). Link. 
Brasil. Ocorre nas regiões de Mata Atlântica e também em outras formações florestais, adaptando-se muito bem à regiões com temperatura mais elevada, como o Norte e Nordeste do Brasil.

Usos: O uso mais comum é na arborização urbana, pois sua copa densa proporciona boa sombra o ano todo. Pode ser encontrado com relativa facilidade ornamentando praças, parques, jardins e calçadas em diversos estados do Brasil. Em Goiânia e Brasília é planta bastante comum na arborização de ruas e avenidas, chamando atenção na época da frutificação pelos frutos dispersos no chão. Também pode ser empregada em reflorestamentos, recuperação de áreas degradadas ou como bioindicadora, esta qualidade atribuída à algumas alterações foliares que podem fornecer informações sobre a qualidade do ar em ambientes urbanos.
        O fruto é comestível, bastante odorífero, de sabor adocicado e um pouco adstringente. Alguns relatos informam que o fruto lembra o sabor da manga, mas para mim, a textura mais áspera e seca, lembra milho cozido. Possivelmente, esta também deve ser a razão pela qual a espécie é chamada popularmente de milho-cozido.
     Diversos relatos informam que o fruto deve ser consumido maduro, deixando-se descansar por pelo menos 4 a 5 dias após a colheita. O mais comum é consumi-lo in natura, mas também pode-se efetuar a extração da polpa, que depois será utilizada no preparo de vitaminas, sucos e sorvetes.
        A polpa do fruto maduro tem coloração alaranjada, bastante perfumada e com boa quantidade de amido, o que permite o seu aproveitamento para diversos fins industriais. A polpa desidratada pode ser utilizada como incremento de diversos produtos alimentícios.
Frutos de Oiti quando maduros. No detalhe (esquerda em baixo), o fruto cortado ao meio mostrando uma fina camada de endocarpo que envolve a semente, a polpa amarela e fibrosa. Fotos: Raquel Santiago.

     Estudos fitoquímicos demonstraram que as folhas e os frutos contém taninos, flavonoides, saponinas, alcaloides, esteroides e triterpenoides. Entre estas substancias, destacam-se o licanolide, lupeol, ácidos oleanolico, palmitoleico, hexadecanoico, tormentico, ursólico e betulínico, além de uma mistura de estigmasterol e sitosterol. Os frutos também são ricos em componentes voláteis e as folhas contém lectinas.
     Estudos farmacológicos indicam que a planta apresenta potencial viricida, antibacteriano, antioxidante e a polpa possui efeito laxativo. Outro importante estudo demonstrou, ação antitumoral atribuída a presença de triterpenos nas folhas e frutos e com isso, evidenciando o potencial da espécie para o tratamento da leucemia.

Uso na arborização urbana, a copa globosa e folhas perenes,
conferem boa sombra durante o ano todo.
Foto: J. Camilo.
Aspectos agronômicos: Deve ser cultivada sob sol pleno e apresenta crescimento inicial relativamente rápido. Prefere solo fértil, bem drenado, profundo, enriquecido com matéria orgânica, pH entre 4,8 a 5,9 e irrigado regularmente no primeiro ano de implantação. Não tolera encharcamento por períodos prolongados e depois de completamente estabelecidas, as plantas mostram-se resistentes à estiagem. Desenvolve-se melhor em clima ameno a quente, pois em locais de frio subtropical ou temperado, sofre danos com as geadas e raramente frutifica.
            A propagação pode ser feita por sementes, sendo estas obtidas de frutos maduros, recém colhidos, despolpados e secos à sombra. Não se recomenda o armazenamento das sementes por período maior que 40 dias, no entanto pouco se sabe sobre o assunto e a realização de experimentos é fundamental para avaliar as condições ideais de conservação. As sementes devem ser plantadas individualmente em sacos plásticos próprios para este fim, contendo substrato composto por areia, terra vermelha de barranco e esterco bem curtido na proporção de 30:40:30 (%), respectivamente. A germinação é bastante variável, podendo ocorrer entre 10 a 60 dias após o plantio e as mudas estarão prontas para o plantio definitivo entre 6 a 8 meses após a germinação. Maiores informações sobre plantio e substrato podem ser obtidos em Alves & Passoni (1997).
            Alguns cuidados adicionais devem ser tomados quanto a produção de mudas, pois a espécie é suscetível à ferrugem (Phakopsora tomentosae), conforme descrito por Ferreira et al. (2001).
            A propagação por estaquia também pode ser um método viável e bastante eficiente, uma vez que uniformiza as mudas e permite a seleção de matrizes de alta qualidade para o objetivo desejado. No entanto, o método carece de estudos que demonstrem sua eficiência para esta espécie, bem como a melhor maneira de efetuar a extração dos explantes.
            Quanto aos tratos culturais, as plantas são pouco exigentes em cuidados para sua manutenção. Recomenda-se que o plantio seja realizado em covas com dimensões de 50 cm de largura, profundidade e altura. Deve-se separar uma parte do solo retirado da cova e misturar com esterco curtido, 0,2 kg de calcário e 1 kg de cinzas, deixar curtir por 2 meses antes de efetuar o plantio da muda. Adubações complementares, após o plantio até o 4º ano, podem ser feitas com composto orgânico elaborado a partir de folhas e esterco de gado curtido, na proporção de 1:1, adicionado de 40 gramas de NPK 10-10-10.    Lembrando que a adubação não deve ser feita diretamente no tronco da árvore, mas efetuar a distribuição do adubo em círculos distanciados à 30 cm do tronco e a uma profundidade de 5 a 10 cm.
 
Árvores de Oiti ornamentando as ruas de Sobradinho-DF. Foto: J. Camillo.
Referências Bibliográficas

ALVES, W.L.; PASSONI, A.A. Composto e vermicomposto de lixo urbano na produção de mudas de oiti (Licania tomentosa (Benth) para arborização. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 32(10), 1053-1058, 1997.
CASTILHO, R.O.; ANDMARIA, A.C. Volatile components of oiti fruit (Licania tomentosa Benth.). Records of Natural Products, 4(4), 238-241, 2010.
CASTILHO, R.O.; KAPLAN, M.A.C. Chemical constituents of Licania tomentosa Benth. (Chrysobalanaceae). Química Nova, 31(1), 66-69, 2008.
FERNANDES, J. et al. Pentacyclic triterpenes from Chrysobalanaceae species: cytotoxicity on multidrug resistant and sensitive leukemia cell lines. Cancer letters, 190(2), 165-169, 2003.
FERREIRA, F. et al. Uma ferrugem causada por Phakopsora tomentosae sp. nov., em OITI, em Manaus. Fitopatologia Brasileira, 26(2), 206-208, 2001.
GOITI-IBA. Colecionando Frutas. Disponível em Link. 2015.
MAIOLI, O.L.G. et al. Parâmetros bioquímicos foliares das espécies Licania tomentosa (benth.) e Bauhinia forficata (link.) para avaliação da qualidade do ar. 2008.
MIRANDA, M.M.F.S. et al. Anti-herpes simplex virus effect of a seed extract from the tropical plant Licania tomentosa (Benth.) Fritsch (Chrysobalanaceae). Phytomedicine, 9(7), 641-645, 2002.
OLIVEIRA, K.L.M. et al. Caracterização morfológica de frutos, de sementes e do desenvolvimento pós-seminal de Licania tomentosa (Benth.) Fritsch. Ciência Rural, 42(1), 2012.
PATRO, R. Oiti – Licania tomentosa. Jardineiro.net. Disponível em: Link. 2015.
SILVA, J.B.N.F. et al. Antibacterial and antioxidant activities of Licania tomentosa (Benth.) fritsch (Crhysobalanaceae). Archives of Biological Sciences, 64(2), 459-464, 2012.
SILVA, P.M.S. et al. Extração de lectina(s) de folhas de Licania tomentosa e de folha e caule de Cinnamomum utilizando planejamento Fatorial. Disponível em: Link. 2011.
SOTHERS, C. et al. Chrysobalanaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: Link. Acesso em: 01 Jan. 2015.
SOUSA, F.C. et al. Modelagem matemática para descrição da cinética de secagem de polpa de oiti. Revista Educação Agrícola Superior, 26(2), 108-112, 2011.

           




50 comentários:

  1. Na minha casa tem bastante pé de oiti.. Nessa época cai muitos frutos gostaria de ter receitas e como utiliza los

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leia, pelo que eu li, pode-se fazer sorvetes, e tomá-lo batido com leite, sendo porém um pouco laxativo!

      Excluir
  2. Muito obrigado pelas informações... foi a melhor resposta dentre todas pesquisadas.

    ResponderExcluir
  3. Prezada leia, desculpe pela demora em respondê-la. Existe um trabalho em parceria com a Universidade Federal de Goias, com o curso de nutrição, que está estudando e desenvolvendo pratos com Oiti. Assim que tiver acesso á publicação deles posto no Blog. Obrigada pelo comentário! abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julceia, também gostaria de receber as receitas, obrigada.

      Excluir
  4. Muito esclarecedor, eu não conhecia o oiti e hoje aqui em Brasília eu vi a árvore cheia de frutos e fiquei interessada em saber do que se tratava esse fruto, obrigada por compartilhar. Um dúvida só à respeito do porquê que se deve esperar 4 a 5 dias para consumir o fruto? Tem algum poder de toxicidade ou diminui o poder laxativo?
    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Paula! obrigada pelo comentário, é muito bem ter o respaldo dos leitores sempre! Não se preocupe que os frutos não possuem toxina, o aguardo se dá apenas quando os frutos forem colhidos um pouco antes do tempo, para que completem a maturação e melhorem o sabor. Se quiser saber mais, pra sua área indico o livro "Plantas alimentícias não-convencionais" do prof. Valdely Kinupp (2014), lá tem algumas sugestões de como preparar muitos alimentos não-convencionais, inclusive o oiti. Grande abraço!

      Excluir
    2. Olá, lembro muito bem quando era criança eu e meus primos, iríamos pro sitio, gostamos muito dessa fruta oiti,muito gostosa, só agora fui pensa comia esse fruta e nuca abrimos a cemente para vê o que tinha dentro. A inda tô curioso vou procurar para abre a cemente para vê se tem algum sabor. Paulo Araújo, obrigado.

      Excluir
  5. Geralmente após plantado frutifica com quantos anos ?

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Julceia. Parabéns pela informação. Estou ampliando o plantio de Oiti com sementes que colhi na cidade de Tupaciguara-MG e vou usar para sombreamento para o gado nas pastagens. Gostaria de saber se existe alguma contra-indicação para também o alimentação bovina.
    Abraços
    Luiz Antonio M.Vasconcelos
    lamv2798@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Prezado Luiz Antonio,

    Muito obrigada pelo seu comentário. Ao que li sobre essa espécie, não há contraindicação para uso em sistema de integração e não tem registro de intoxicação em animais. Muito interessante sua ideia de utilizar para o sombreamento da pastagem. Grande abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. eu so entrei porque me falaram que essa planta faz mal para o gado

    ResponderExcluir
  9. depois de plantada, qual a estimativa de tempo que a planta começa a frutificar.

    ResponderExcluir
  10. Quero podar meu oiti para que cresça mais ele tem em torno de 2 anos e tem em torno de 1,5 metros,segui todas as recomendações de plantio ...obrigada

    ResponderExcluir
  11. Olá, boa tarde!
    Quero plantar várias Oitis na praça em frente a minha casa, inclusive na minha calçada!
    Mas como faço para adquirir as sementes e cultivar as mudas?
    Esse tipo de árvore possui as que dão frutos e as que não dão?

    Grato

    Gilberto Abreu.

    ResponderExcluir
  12. comi essa fruta hoje e o cheiro dela me lembrou outra fruta.... tntei lembrar e vi que e o cheiro e o gosto de macaúba...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou a passeio na casa da minha sogra (interior de SP) e aqui tem um pé dessa árvore, e qdo senti o cheiro da fruta tbem me lembrou macaúba, aí fui pesquisar pq aqui as pessoas dizem q é uma planta venenosa e não aproveitam nd, vou levar e planta na minha cidade (no MS).

      Excluir
  13. Cara Julceia, vi na externação de vosso trabalho um exponencial motivo para as minha pesquisa. Estou estudando várias formas de tratamento para várias situações comuns a todos, com o que podemos encontrar em nossos quintais e ruas. Gostaria entre tanto de maiores informações quanto aos estudos fitoquímicos das substâncias encontradas nas folhas. Como sou Jornalista e não especialista na área, gostaria se possível de uma publicação onde eu possa embasar-me. Agradeço vosso contato. Facebook JornalistaIvoMartins. e-mail: jornalistaivoemartins@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. O fruto do oiti produz castanha, existe informação nutricionais sobre as propriedades e os possíveis benefícios.

    ResponderExcluir
  15. O fruto do oiti produz castanha, existe informação nutricionais sobre as propriedades e os possíveis benefícios.

    ResponderExcluir
  16. Eu plantei um pé de oiti no meu quintal ainda está pequeno,quero saber se posso poda-lo para ele crescer mais rápido?

    ResponderExcluir
  17. Posso podar o meu oiti ?ele Aída é pequeno

    ResponderExcluir
  18. NA MINHA INFÂNCIA EU COMIA BASTANTE ESSE FRUTO ACHO MARAVILHOSO, GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA ADQUIRIR UMA MUDA DESSA ÁRVORE QUE DE FRUTOS

    ResponderExcluir
  19. Moro no interior de Goiás. Aqui na minha cidade as ruas e praças por todo o lado tem o pé de oiti plantado. Mas um fato curioso: Eu disse aos moradores locais que essa árvore dão frutos, e eles não acreditaram. Pois nunca viram sequer uma árvore de Oiti produzindo frutos na cidade. Eles ainda não acreditam que dão frutos. Fiz pesquisas e vários lugares na internet, pra saber, com quantos anos começa a frutificar, mas não achei em lugar nenhum. Alguém sabe, com quantos anos a árvore de oitizeiro começa frutificar?

    ResponderExcluir
  20. Informo a incidência contundente também no Estado do Espírito Santo. Tanto, que há tempos desejo saber á respeito desta fruta.. e somente procurei informações após mais uma leva dispersa pela ruas e calçadas do bairro onde moro, e sem nimguém a dar importância..

    ResponderExcluir
  21. O caroço do oiti tem uma castanha dentro,serve para comer.QUE UTILIDADE TEM,SO FALAO DA FRUTA E O CAROÇO O QUE SE FAZ,CURIOSA PERGUNTA.

    ResponderExcluir
  22. Como vai ? Muito boa sua matéria sobre o oiti.
    Eu estive no mês de dezembro em Ilha Solteira-SP interior, e realmente as praças estavam cheias desse fruto, comi um ou outro mas confesso que não me agradou o cheiro e o sabor, diferente do oiti que conheci e comi lá na Bahia...aquele sim era uma delícia, o cheiro maravilhoso e uma poupa semelhante àquela das pêras ...mas não estou falando do sabor das pêras mas sim da textura da poupa...parece que tem micro grãos, areia, sei lá como explicar.A árvore é enorme de alta...deve ser uma espécie nativa, selvagem...mas um gosto muito exótico. É pena não ter visto mais dessa fruta por onde andei ultimamente.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prefeitura da cidaďe de colorado no Paraná plantou nas calçadas toda da cidade. É Incrível a sujeira quando estão dando os frutos. Cai muito e as calçadas ficam sujas. Pergunto p os moradores e Ninguém sabe q fruto é aquele. Na cidade de Umuarama tbm tem e Ninguém conhece o nome do fruto. Eu ñ acredito q seja um fruto tão perigoso pq sempre terá uma criança q vai e experimentar. Eu colhi do chão e lavei e experimentei. Ela é cheirosa mas a poupa deixa a boca marrenta. O caroço duro é com fibras duras. Sei lá tive medo de comer. Vou pesquisar melhor sobre essa árvore. Obrigada

      Excluir
  23. Eu fiz algumas mudas desse oiti do cheiro que não me agrada.

    ResponderExcluir
  24. Olá Genilson! provavelmente o fruto que voce provou em São Paulo seja de outra especie de Oiti, diferente daquelas que ocorrem na Bahia. Temos um projeto de resgate de alimentos tradicionais e em breve lançaremos um livro com mais informações pra voce. Acompanhe o site que postarei o livro gratuitamente para todos. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  25. quanto tempo oiti plantado de semente da fruto

    ResponderExcluir
  26. Olá, quanto tempo pra oiti virar mais ou menos uma árvore? Tenho uma muda aqui, queria plantar na minha calcada, mais queria que o crescimento fosse rápido 😕 o crescimento é rápido quando plantaso em mida? Aguardo resposta
    Obrigada!!😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso podar a Oiticom quanto meses ou anos

      Excluir
  27. Olá! Ótimo trabalho sobre essa bela árvore, parabéns! Plantei duas mudas de Oiti no meu passeio, faz entre 2 e 3 anos, achei que elas cresceram pouco neste período, apesar de estarem muito bonitas. Elas estão com mais ou menos 1,6mts.... será que estão dentro do padrão? O que devo esperar delas quanto ao crescimento nos próximos anos....? Desde já obrigado!!

    ResponderExcluir
  28. Olá aqui no MT onde moro tem muitas árvores de oiti só que um dia peguei uma ora comer e depois quebra pra ver a castanha branca que aparece na foto mais pra minha surpresa não tinha castanha mais será que não é o oiti verdadeiro?

    ResponderExcluir
  29. Muitas árvores adultas de oiti no centro de boa vista Roraima.fiz algumas fotos

    ResponderExcluir
  30. Olá.
    Sou de Goiânia.
    Na casa de um amigo tem algumas arvores Oiti. Sempre a gente brincava na sobra dessas arvores sentíamos um odor ruim (parecido de feijão passado), daí nunca havíamos descoberto de onde vinha aquele mal cheiro, depois que fomos para alguns outros lugares e que tinham essas mesmas arvores, deduzimos que esse odor vinha delas, daí então passei a ir em outros lugares e verifiquei o mesmo odor.
    Pesquisei e nunca achei algo sobre esse assunto!

    ResponderExcluir
  31. Possuo uma oito em minha casa e percebo muitas ramificações e acredito que suas raízes alongadas estejam prejudicado a estrutura de mha casa. Quando a plantei me informaram que suas raízes não comprometeriam em nada a construção, no entanto, temo por prejudicar a estrutura do meu imóvel. Gostaria que me informasse como posso podar as raízes para que eu não tenha que arranca-la. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Nadia! não se usa fazer poda de raizes em plantas adultas. A oiti, se for plantada em local correto de fato não causa prejuizo à estruturas subterraneas. Mas é preciso ter em mente que é uma àrvore de médio porte e que deve sempre estar afastada de construções. Consulte um agronomo ai na sua cidade para avaliar se a arvore precisa ou não ser removida.

      Excluir
  32. Olá, meu esposo quer plantar um oiti na frente da nossa casa, para dar sombra. Tenho pesquisado, mas não encontrei ainda a informação de quantos anos leva para a muda virar árvore. Poderia me dar essa informação?

    ResponderExcluir
  33. Minha mãe mora na bahia ela falou que e bom p diabetes.

    ResponderExcluir
  34. A folha e bom pra tratamento de diabete?

    ResponderExcluir
  35. Qual o adubo para oiti crescer mais rápido?

    ResponderExcluir
  36. Olá! Você pode dar uma ajudinha com adições a cada 6 meses de esterco de gado ou cama de frango e, se puder, um pouco de adubo quimico tipo 10/10/10. Mas não há muito milagre, é planta de crescimento lento mesmo.

    ResponderExcluir
  37. Ola!

    Encontrei vários artigos dizendo que as raízes da Oiti não são agressivas, mas tenho duas na calçada da minha casa, e estou tendo o terceiro problema com danificações na rede de abastecimento de água.

    Atualmente fiz dois reparos nos canos de água na parte externa da casa e ao cavar, nas tres vezes, encontrei muitas raízes grossas e enroladas nos canos de água e comparando aparentemente são da Oiti.

    Estou solicitando a remoção dessas arvores na prefeitura, espero que dê certo e espero que possam remove-las vivas.

    Eu gostaria de enviar fotos das raízes e dos problemas com encanamento para enriquecer este artigo, mas aparentemente nao da pelos comentários. Julceia, se quiser te mando, entre em contato comigo: g.salvalagio.hongos@gmail.com

    Alguem sabe algo sobre essa possibilidade de raízes agressivas na Oiti?

    ResponderExcluir
  38. Olá Gabriel! De fato, não tenho observado problemas com raizes de oiti, mas tudo depende da distancia entre a planta e a tubulação. Se ela estiver numa calçada proxima da tubulação, pode ter problemas sim, assim como com qualquer outra espécie arbórea. Otimo seu relato, vou buscar mais informações a respeito. Obrigada por compartilhar sua experiencia aqui na Planta da Vez!

    ResponderExcluir
  39. Quanto tipo posso armazenar a semente de oito

    ResponderExcluir
  40. Bom dia!
    Achei o artigo interessante e gostaria de saber qual a melhor época para realizar a poda?

    ResponderExcluir

Este blog foi criado com o objetivo de informar e entreter. Apresentar uma espécie vegetal seus usos, potencialidades e curiosidades, com informações mais detalhadas, para que as pessoas conheçam e contemplem a beleza de cada espécie.O conteúdo é destinado a toda comunidade e serão muito bem vindas, todas as colaborações daqueles que estejam dispostos a dividir seu conhecimento com quem tem sede de aprender sempre.