Cássia-imperial (Cassia fistula L.)

by 9/11/2019 11:56:00 AM 0 comentários

A cássia-imperial é nativa da Índia e foi trazida para o Brasil como planta ornamental, onde se adaptou muito bem. Sua florada amarelo-ouro ocorre entre dezembro e abril, variando conforme o clima e a região do Brasil. Sua copa arredondada e os belos cachos de flores pendentes formam um delicado conjunto no jardim. A depender da região, esta espécie pode ser chamada também de cana-imperial, chuva-de-ouro, canafístula ou canafístula-verdadeira.


Descrição botânica: Planta da família Fabaceae, árvore caducifólia, ou seja, que perde as folhas em uma determinada época do ano, pode medir entre 10 a 15 m de altura, tronco cilíndrico e casca lisa. Os ramos são abertos, formando copa globosa. Folhas alternadas, compostas por 4-8 pares de folíolos, até 13 cm de comprimento. As inflorescências são cachos pendentes, com flores grandes, de cor amarelo-ouro. O fruto é uma vagem cilíndrica e se desprendem da planta aos poucos ao longo do ano. Sementes pequenas, numerosas e com aroma delicado. 


Usos: Muito usada no paisagismo, adequada para plantio em parques, jardins e até mesmo na arborização de ruas. As sementes têm aroma semelhante ao do alcaçuz, sendo usadas como aromatizante de tabaco, sorvetes e na confeitaria. As sementes também possuem propriedades medicinais, usadas na medicina popular como cicatrizante, antipirético, analgésico, hipoglicemiante e purgativo. O tronco fornece madeira de alta qualidade para marcenaria, torno, construção naval, cabos para ferramentas, postes, esteios, moirões e outras construções rurais. As cascas são ricas em tanino, usado no curtimento de couro. As flores são melíferas e podem ser comestíveis. As folhas são tenras e servem de alimento para o gado. 

As flore são melíferas
Aspectos agronômicos: A propagação é feita por sementes, plantadas em substrato leve e bem drenado. As sementes devem ser plantadas logo após a colheita. Quando armazenadas por longo período, podem entrar em dormência, sendo necessário efetuar escarificação química ou mecânica (com lixa) antes do plantio, a fim de aumentar a germinação. As mudas têm crescimento rápido e podem ser plantadas em local definitivo quando atingirem entre 0,7 a 1 m de altura. Atenção para a escolha correta do local de plantio, pois esta espécie não tolera transplantio. Prefere regiões com clima quente. Floresce abundantemente no Cerrado. 

Planta jovem e já coberta de flores no Cerrado
Atenção: Embora existam vários relatos sobre o uso medicinal desta espécie, a mucilagem presente nas sementes e a grande quantidade de tanino na casca, podem causar intoxicações sérias. Desta forma, recomenda-se buscar informação especializada antes de efetuar qualquer uso terapêutico. 

Bibliografia recomendada 

Guedes, R.S. et al. Tratamentos para superar dormência de sementes de Cassia fistula L. Biotemas, 26(4), 11-22, 2013. 

Lorenzi, H. et al. Árvores e arvoretas exóticas no Brasil: madeireiras, ornamentais e aromáticas. Editora Plantarum, 2018.

0 comentários:

Postar um comentário

Este blog foi criado com o objetivo de informar e entreter. Apresentar uma espécie vegetal seus usos, potencialidades e curiosidades, com informações mais detalhadas, para que as pessoas conheçam e contemplem a beleza de cada espécie.O conteúdo é destinado a toda comunidade e serão muito bem vindas, todas as colaborações daqueles que estejam dispostos a dividir seu conhecimento com quem tem sede de aprender sempre.