Ora-pro-nóbis arbórea (Pereskia grandifolia Haw.)

by 4/05/2015 08:17:00 PM 46 comentários


Hoje vamos falar de outra espécie muito conhecida no Brasil, a Pereskia grandifolia, de uso semelhante à Pereskia aculeata, que é a ora-pró-nobis verdadeira, de uso alimentício e descrita em outro post mais recente. Esta espécie é encontrada com maior facilidade nos jardins, em vários estados do Brasil, como elemento decorativo. Também pode ser utilizada como alimento, mas em menor escala quando comparada à P. aculeata.

Inflorescência e folhas

Descrição botânica: Planta da família Cactaceae, com porte variando entre arbustivo e arbóreo, altura entre 3 a 6 metros. Suas folhas tem coloração verde-escuro, simples, com bordas onduladas e comprimento de até 10 centímetros. Na base de cada folha forma-se os espinhos, em tufos numerosos. As flores possuem seis pétalas de coloração rosa brilhante e textura lisa. No centro de cada flor concentram-se numerosos estames. As flores concentram-se em pequenos cachos (cimeiras), nas pontas dos galhos. Os frutos tem formato de baga e tem coloração verde-avermelhado quando jovens (com presença de pequenas folhas na superfície) e passando a verde-amarelados quando se inicia a maturação. 
Na literatura é relatada a ocorrência de duas subespécies para essa espécie: Pereskia grandifolia Haw. subsp. grandifolia e Pereskia grandifolia subsp. violacea (Leuenb.) N.P.Taylor & Zappi.
 
A) Planta jovem arbustiva; B) Planta adulta com porte arbóreo

Onde ocorre: A espécie é nativa e endêmica da flora do Brasil, ocorre naturalmente nos biomas Caatinga e Mata Atlântica.

Fruto verde.
































Usos: Ornamental, alimentícia e medicinal. Esta planta é bastante ornamental, especialmente, pela sua floração delicada e, mesmo quando sem flores, a folhagem verde brilhante confere um bonito aspecto visual. A presença de espinhos no caule e ao longo dos galhos permite que a planta possa ser utilizada em cercas vivas, no entanto, este fato também limita seu uso principalmente em locais onde brincam crianças ou animais domésticos.
As folhas são uma boa fonte de proteína, vitaminas e minerais, podem ser consumidas refogadas ou no preparo de omeletes, saladas, cozidos e tortas. Os frutos também são comestíveis. Na medicina tradicional as folhas da ora-pro-nobis são empregadas para o controle do diabetes, ou ainda, na preparação de emplastro para infecções da pele. 

Espinhos no tronco da planta adulta.  
             
Flores.




Aspectos agronômicos: No Distrito Federal podem ser observadas plantas floridas entre os meses de outubro a março, no período chuvoso. A produção de mudas é feita através da estaquia de ramos jovens. A propagação por sementes também é possível, no entanto o percentual de germinação é baixo devido a dormência e contaminação das sementes por fungos. 
O plantio das mudas deve ser feito em covas com 50 x 50 cm, em solo fértil e bem drenado. As regas devem ser frequentes até os 90 dias, nesta fase de estabelecimento a planta é bastante sensível a falta de água. Quando adulta, a espécie é resistente à seca e adapta-se bem em diferentes temperaturas, tanto locais frios com geadas ocasionais, como aqueles de temperaturas mais elevadas. Seu cultivo deve ser feito e condição de sol pleno ou em sombra parcial, associada com outras espécies arbóreas 
A planta é cultivada de forma insipiente nos quintais e jardins das casas, não existem dados agronômicos disponíveis sobre o seu cultivo em escala comercial. 








Bibliografia recomendada

GASPARETTO, B.F. Estudo do enraizamento de estacas foliares de Pereskia grandifolia Haw.(ora-pro-nóbis) Cactacea, sob diferentes doses de AIB e diferentes substratos. (2013).
GASPARETTO, B.F. Análise da germinação de sementes de ora-pro-nobis (Pereskia grandifolia Haw.) Submetidas a diferentes condições de temperatura e fotoperíodo. (2014).
Pereskia grandifolia. Disponível em: Link. 2015
Ora-pro-nobis (Pereskia grandifolia). Disponivel em: Link. 2015.

TAYLOR, N. et al. Cactaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: Link. 2015.

46 comentários:

  1. Vc tem página no Facebook?

    ResponderExcluir
  2. e tem gente pesquisando como aumentar proteína na mandioca (haha), sendo que existe essa planta maravilhosa. Humildade é o que falta ao ser humano.

    ResponderExcluir
  3. acho que não soube prepará-la... achei o gosto ruim!
    Vcs podem dizer como consumir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PREPARE SEU PALADAR, É PRECISO SABER O QUE ESTÁ COMENDO PARA DEGUSTAR E SABOREAR QUALQUER COMIDA.

      Excluir
    2. Oropronobis, faço refogado com frango,fica delicioso

      Excluir
  4. tem um pé maravilhoso perto de onde moro. Alguém pode me ensinar a tirar mudas? Quero distribuir para quem quiser pegar comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana Elisabete, ele pega fácil de galhos, brota muito fácil, tenho em casa onde podei atirei galhos eles brotaram

      Excluir
    2. Boa tarde Silvana, de onde você é? Para fazer mudas, basta cortar pedaços de aproximadamente 20 centímetros dos galhos e colocar dentro de uma vasilha com água, deixar aproximadamente 10 dias e depois fazer a muda em sacolas ou embalagem de leite ou suco.

      Excluir
  5. O espinho dela é muito possante. Já me furei várias vezes, inclusive tenho uma ponta de um espinho, dentro da minha perna, entrou e eu não consegui tira-lo.
    E quando você se espeta, dói muito todo o membro espetado.
    O ruim dessa flor são só os espinhos.
    Sinistros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho em casa e já sofri também com os espinhos.Agora faço retirada dos espinhos a cada 3 dias, assim que se formam já passo a faca pra retirar.Deixar eles crescerem aumenta a dificuldade pra retirar as folhas.

      Excluir
  6. Meu pé está num vaso. Quando for tirar as folhas, qual a melhor forma ?
    Quero que ela continue crescendo bem.

    ResponderExcluir
  7. Claudivania Ferraz
    Há muito tempo queria saber o nome desta planta o os benefícios ,estou muito feliz.eu moro em Planaltina DF, enfrente ao cemitério velho e tem muitos pés vou fazer uma munda.

    ResponderExcluir
  8. Eu a tempos tenho um fruto desta planta deixei em cima de um vaso com terra, o fruto continua dando folha mas não enraizou. Gostaria de plantar em um vaso. É a semente dentro dele? Se eu pegar um galho e enfiar na terra, nasce? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! a maioria dos frutos é estéril, então dificilmente prospere. Mas por estaca de ramos sim, é a forma mais facil de fazer mudas desta planta. Boa sorte!

      Excluir
    2. Bom dia, meu esposo corta os galinhos em diagonal e planta em vc de leite ou refrigerante rega todos os dias pega muito facil

      Excluir
  9. Olá. Como faço pra saber se comprei realmente a ora pro nobis. Tenho receio de ficar comendo a planta errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luciana! Recomendo que consulte um agronomo ou uma pessoa que saiba reconhecer a espécie. Tem mesmo que tomar cuidado, embora as orapronobis não sejam plantas toxicas, devemos sempre ter certeza do que estamos comendo, ainda mais quando envolve tb a saude da nossa familia.

      Excluir
  10. Atentem, a planta comestível é a que dá flores brancas com miolo alaranjado e folhas pequenas.

    ResponderExcluir
  11. OLá Luciane! ambas são comestiveis, porém esta não é muito palatável, é mais fibrosa e, pessoalmente, acho mais amarga também. Por isso a espécie de flor branca é a mais recomendada para consumo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que existe alguma ora pro nobis tóxica?
      Comi a folha de uma bem amarga aqui... Fiquei na dúvida sobre se posso comer uma quantidade maior..

      Excluir
  12. Tem um pé próximo de casa e graças a um aplicativo consegui descobrir que planta era,agora vou poder me beneficiar ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom consultar um especialista antes de consumir, a fim de garantir a identificação botanica correta

      Excluir
    2. Pode fazer uso da planta com flores rosa

      Excluir
    3. Pode sim , descobri perto de casa em uma calçada essa de flor rosa que dá uns frutos verdes parecendo figos pequenos, como na foto aqui. Faço como bertalha, refogo com alho as folhas cortadinhas e ponho um ou dois ovos em cima como minha mães fazia bertalha.Não tem gosto forte e é beleza pura para a saúde.

      Excluir
  13. A massificação dos "alimentos" com objetivos comerciais gerou uma cultura da Comida Lixo. As pessoas comem todos os tipos de produtos anunciados pela mídia e ao mesmo tempo criam um certo tabu sobre aquilo que desconhecem e que é "convenientemente" acobertado... Pereskia aculeata e P grandifolia são plantas fantásticas que fornecem cerca de 25% de proteínas, além de vitaminas, minerais e fibras. Não estamos falando de "gostinhos docinhos e salgadinhos midiáticos" que causam todos os tipos de doenças nas pessoas, mas de um alimento alternativo que poderá contribuir muito para que os brasileiros saiam dessa situação caótica de saúde devido a falta de informações sobre ALIMENTOS.

    ResponderExcluir
  14. Tou fazendo uso da rosa tem gosto amargo tenho dúvidas será que é comestíveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca consuma uma planta ou parte dela sem ter certeza da espécie e sabr se é comestível. Essa espécie pode ser consumida, mas não é tão palatável quanto a ora-pro-nobis de verdadeira. Veja meu outro post sobre a Pereskia aculeata e tire suas duvidas.

      Excluir
  15. Tou fazendo uso ora por nobis rosa tem um gosto amargo tenho dúvidas será que é comestíveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, ela é comestível Sim, preparo ela refogada como se fosse couve, faço suco tbm cerca de 3 ou 4 folhas laranja maçã uso para refluxo

      Excluir
  16. Me espetei com o espinho na perna hoje a dor esta insuportavel doi demais como aliviar esta dor nem consigo andar direito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba me espetei aqui na perna, proxinondo joelho e doi a perna toda..nen sei o que fazer..já espremi pra sair sangue e continua a doer..aiiiiiiii

      Excluir
  17. Coloque as folhas em uma vasilha amaca bem coloque local que tá o espinho e deixe 30 minutos

    ResponderExcluir
  18. ora-pro-nobis da flor laranja, muito vista na região do Pará, caule com espinhos, essa planta é comestível ou é tóxica? !

    ResponderExcluir
  19. Será que essa é a ora pro nobis? tenho essa planta em casa e tenho mudas de ora pro nobis que consegui com vizinho e são diferentes.

    ResponderExcluir
  20. Ora pra nobis tem gosto ou cheio como identificar ?

    ResponderExcluir
  21. Eu achei ora-pro-nóbis da flor rosa um pé bem velho já as folhas e deixou a garganta pinicando é normal

    ResponderExcluir
  22. BOA TARDE !!!! E QUE QUERIA TIRAR ALGUMAS DÚVIDAS . EU VI NA BEIRA DE UM MURO VÁRIOS PES QUE PARECEM SER DE ORA PRO NOBIS E NAS PONTAS FRUTOS COMO ESTE DA PRIMEIRA IMAGEM E MUITO ESPINHOS AS FOLHAS SAO BEM GRANDES . AI GOSTARIA DE SABER SE PODE SER A ORA PRÓ NOBIS. DESDE JÁ OBRIGADA

    ResponderExcluir
  23. tenho no meu quintal plantado na terra nunca floriu então não sei se é rosa ou branca a folha é babenta como quiabo posso consumir? ou fazer chá no chá fica a baba também.

    ResponderExcluir
  24. ganhei uma muda ontem....se eu soubesse de todas as propriedades do ora pro nobis...já estaria cultivando há muito tempo...não como carne e sempre procuro fazer uso de vegetais ricos em proteínas...

    ResponderExcluir
  25. Gual a cor verdadeira das flores pra pro mobile

    ResponderExcluir
  26. Tenho um pé de flores rosas e outra que tbm ganhei como ora pro nobilis mas ela não tem flores ainda ea que ganhei a folha é mais escura todas são ora pro nobilis?.

    ResponderExcluir
  27. Moro em Uberlandia, tenho um pé de orapronobre,,agora começou a dar frutos ,gostei do fruto ,so ñ sei o potencial de energia desse fruto !
    Ja no Pará, vi muitos jardins com esta planta com flores risas ,la é conhecida como rosa madeira.

    ResponderExcluir
  28. Tenho essa planta de flor rosa,e com esses frutos parecendo figo com pétalas,achava que era mato,quer dizer que posso comer?

    ResponderExcluir
  29. Em quanto tempo começa a dar floresta?

    ResponderExcluir
  30. Essa planta é uma benção, foi o que me fortaleceu depois do Covid. Fiquei muito fraca. Encontrei numa vizinha e usei no suco, refogada, na carne. Em alguns dias estava bem, porque a fraqueza foi braba. Ela tem muito ferro, é uma benção de Deus. Plantei uma muda em vaso e já está enorme. O suco com abacaxi é delicioso.

    ResponderExcluir

Este blog foi criado com o objetivo de informar e entreter. Apresentar uma espécie vegetal seus usos, potencialidades e curiosidades, com informações mais detalhadas, para que as pessoas conheçam e contemplem a beleza de cada espécie.O conteúdo é destinado a toda comunidade e serão muito bem vindas, todas as colaborações daqueles que estejam dispostos a dividir seu conhecimento com quem tem sede de aprender sempre.