Ora-pro-nobis (Pereskia grandifolia Haw.)

by 16:17:00 6 comentários


Continuando a série das ora-pro-nobis, esta semana vamos falar de outra espécie muito conhecida no Brasil, a Pereskia grandifolia, de uso semelhante à Pereskia aculeata, descrita anteriormente. A planta desta semana pode ser encontrada com facilidade nos jardins do Distrito Federal e, em vários estados do Brasil, como elemento decorativo. A planta também pode ser utilizada como alimento, sendo empregada como complemento alimentar.

Inflorescência e folhas. Foto: J. Camillo.
Características botânicas: Planta da família Cactaceae, com porte variando entre arbustivo e arbóreo, altura entre 3 a 6 metros. Suas folhas tem coloração verde-escuro, simples, com bordas onduladas e comprimento de até 10 centímetros. Na base de cada folha forma-se os espinhos, em tufos numerosos. As flores possuem seis pétalas de coloração rosa brilhante e textura lisa. No centro de cada flor concentram-se numerosos estames. As flores concentram-se em pequenos cachos (cimeiras), nas pontas dos galhos. Os frutos tem formato de baga e tem coloração verde-avermelhado quando jovens (com presença de pequenas folhas na superfície) e passando a verde-amarelados quando se inicia a maturação.     
            Na literatura é relatada a ocorrência de duas subespécies para essa espécie: Pereskia grandifolia Haw. subsp. grandifolia e Pereskia grandifolia subsp. violacea (Leuenb.) N.P.Taylor & Zappi.
 
A) Planta jovem arbustiva; B) Planta adulta com porte arbóreo. Fotos: J. Camillo.
Onde ocorre: A espécie é nativa e endêmica da flora do Brasil, ocorre naturalmente nos biomas Caatinga e Mata Atlântica.

Fruto. Foto: J. Camillo.
Usos: Alimentícia, medicinal e ornamental. As folhas são uma boa fonte de proteína (25% aproximadamente), vitaminas e minerais. Podem ser consumidas refogadas ou no preparo de omeletes, saladas, cozidos e tortas. Os frutos também são comestíveis, mas as folhas são a parte mais consumida. Na medicina tradicional as folhas da ora-pro-nobis são empregadas na forma de chá para o controle do diabetes ou ainda, na preparação de emplastro no tratamento de infecções da pele.
            Esta planta é bastante ornamental, pela sua floração delicada e, mesmo quando sem flores, a folhagem verde brilhante confere um bonito aspecto visual. A presença de espinhos no caule e ao longo dos galhos permite que a planta possa ser utilizada em cercas vivas, no entanto, este fato também limita seu uso principalmente em locais onde brincam crianças ou animais domésticos.
         
Espinhos no tronco da planta adulta. Foto: J. Camillo.                
Flores. Foto: J. Camillo.

Aspectos agronômicos: No Distrito Federal podem ser observadas plantas floridas entre os meses de outubro a março, no período chuvoso. A produção de mudas é feita através da estaquia de ramos jovens. A propagação por sementes também é possível, no entanto o percentual de germinação é baixo devido a dormência e contaminação das sementes por fungos.
            O plantio das mudas deve ser feito em covas com 50 x 50 cm, em solo fértil e bem drenado. As regas devem ser frequentes até os 90 dias, nesta fase de estabelecimento a planta é bastante sensível a falta de água. Quando adulta, a espécie é resistente à seca e adapta-se bem em diferentes temperaturas, tanto locais frios com geadas ocasionais, como aqueles de temperaturas mais elevadas. Seu cultivo deve ser feito e condição de sol pleno ou em sombra parcial, associada com outras espécies arbóreas
            A planta é cultivada de forma insipiente nos quintais e jardins das casas, não existem dados agronômicos disponíveis sobre o seu cultivo em escala comercial.



Referências Bibliográficas
GASPARETTO, B.F. Estudo do enraizamento de estacas foliares de Pereskia grandifolia Haw.(ora-pro-nóbis) Cactacea, sob diferentes doses de AIB e diferentes substratos. (2013).
GASPARETTO, B.F. Análise da germinação de sementes de ora-pro-nobis (Pereskia grandifolia Haw.) Submetidas a diferentes condições de temperatura e fotoperíodo. (2014).
Pereskia grandifolia. Disponível em: Link. 2015
Ora-pro-nobis (Pereskia grandifolia). Disponivel em: Link. 2015.

TAYLOR, N. et al. Cactaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: Link. 2015.

6 comentários:

  1. e tem gente pesquisando como aumentar proteína na mandioca (haha), sendo que existe essa planta maravilhosa. Humildade é o que falta ao ser humano.

    ResponderExcluir
  2. acho que não soube prepará-la... achei o gosto ruim!
    Vcs podem dizer como consumir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PREPARE SEU PALADAR, É PRECISO SABER O QUE ESTÁ COMENDO PARA DEGUSTAR E SABOREAR QUALQUER COMIDA.

      Excluir
  3. tem um pé maravilhoso perto de onde moro. Alguém pode me ensinar a tirar mudas? Quero distribuir para quem quiser pegar comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana Elisabete, ele pega fácil de galhos, brota muito fácil, tenho em casa onde podei atirei galhos eles brotaram

      Excluir

Este blog foi criado com o objetivo de informar e entreter. Apresentar uma espécie vegetal seus usos, potencialidades e curiosidades, com informações mais detalhadas, para que as pessoas conheçam e contemplem a beleza de cada espécie.O conteúdo é destinado a toda comunidade e serão muito bem vindas, todas as colaborações daqueles que estejam dispostos a dividir seu conhecimento com quem tem sede de aprender sempre.