by
4/05/2015 08:17:00 PM
30
comentários
Flora do Brasil
Hortaliças Não Convencionais
Ora-pro-nobis
orapronobis
Pereskia grandifolia
Plantas Medicinais
Plantas Ornamentais
Sobradinho - DF
Continuando a série das ora-pro-nobis, esta semana vamos falar de outra
espécie muito conhecida no Brasil, a Pereskia
grandifolia, de uso semelhante à Pereskia
aculeata, descrita anteriormente. A planta desta semana pode ser encontrada
com facilidade nos jardins do Distrito Federal e, em vários estados do Brasil, como
elemento decorativo. A planta também pode ser utilizada como alimento, sendo
empregada como complemento alimentar.
Inflorescência e folhas. Foto: J. Camillo. |
Características botânicas: Planta da família Cactaceae, com porte variando
entre arbustivo e arbóreo, altura entre 3 a 6 metros. Suas folhas tem
coloração verde-escuro, simples, com bordas onduladas e comprimento de até 10
centímetros. Na base de cada folha forma-se os espinhos, em tufos numerosos. As
flores possuem seis pétalas de coloração rosa brilhante e textura lisa. No
centro de cada flor concentram-se numerosos estames. As flores concentram-se em
pequenos cachos (cimeiras), nas pontas dos galhos. Os frutos tem formato de
baga e tem coloração verde-avermelhado quando jovens (com presença de pequenas
folhas na superfície) e passando a verde-amarelados quando se inicia a maturação.
Na literatura é relatada a ocorrência de duas subespécies
para essa espécie: Pereskia grandifolia Haw.
subsp. grandifolia e Pereskia grandifolia subsp. violacea
(Leuenb.) N.P.Taylor & Zappi.
Onde ocorre: A espécie é
nativa e endêmica da flora do Brasil, ocorre naturalmente nos biomas Caatinga e
Mata Atlântica.
![]() |
Fruto. Foto: J. Camillo. |
Usos: Alimentícia, medicinal
e ornamental. As folhas são uma boa fonte de proteína (25% aproximadamente),
vitaminas e minerais. Podem ser consumidas refogadas ou no preparo de omeletes,
saladas, cozidos e tortas. Os frutos também são comestíveis, mas as folhas são
a parte mais consumida. Na medicina tradicional as folhas da ora-pro-nobis são
empregadas na forma de chá para o controle do diabetes ou ainda, na preparação
de emplastro no tratamento de infecções da pele.
Esta
planta é bastante ornamental, pela sua floração delicada e, mesmo quando sem
flores, a folhagem verde brilhante confere um bonito aspecto visual. A presença
de espinhos no caule e ao longo dos galhos permite que a planta possa ser
utilizada em cercas vivas, no entanto, este fato também limita seu uso principalmente
em locais onde brincam crianças ou animais domésticos.
![]() |
Flores. Foto: J. Camillo. |
Aspectos agronômicos: No
Distrito Federal podem ser observadas plantas floridas entre os meses de
outubro a março, no período chuvoso. A produção de mudas é feita através da
estaquia de ramos jovens. A propagação por sementes também é possível, no
entanto o percentual de germinação é baixo devido a dormência e contaminação
das sementes por fungos.
O plantio das mudas deve ser feito
em covas com 50 x 50 cm, em solo fértil e bem drenado. As regas devem ser frequentes
até os 90 dias, nesta fase de estabelecimento a planta é bastante sensível a
falta de água. Quando adulta, a espécie é resistente à seca e adapta-se bem em
diferentes temperaturas, tanto locais frios com geadas ocasionais, como aqueles
de temperaturas mais elevadas. Seu cultivo deve ser feito e condição de sol
pleno ou em sombra parcial, associada com outras espécies arbóreas
A planta é cultivada de forma
insipiente nos quintais e jardins das casas, não existem dados agronômicos disponíveis
sobre o seu cultivo em escala comercial.
Referências Bibliográficas
GASPARETTO,
B.F. Estudo do enraizamento de estacas foliares de Pereskia grandifolia Haw.(ora-pro-nóbis) Cactacea, sob diferentes
doses de AIB e diferentes substratos. (2013).
GASPARETTO,
B.F. Análise da germinação de sementes de ora-pro-nobis (Pereskia grandifolia
Haw.) Submetidas a diferentes condições de temperatura e fotoperíodo. (2014).
Ora-pro-nobis
(Pereskia grandifolia). Disponivel
em: Link.
2015.
TAYLOR,
N. et al. Cactaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: Link. 2015.
Vc tem página no Facebook?
ResponderExcluire tem gente pesquisando como aumentar proteína na mandioca (haha), sendo que existe essa planta maravilhosa. Humildade é o que falta ao ser humano.
ResponderExcluiracho que não soube prepará-la... achei o gosto ruim!
ResponderExcluirVcs podem dizer como consumir?
PREPARE SEU PALADAR, É PRECISO SABER O QUE ESTÁ COMENDO PARA DEGUSTAR E SABOREAR QUALQUER COMIDA.
Excluirtem um pé maravilhoso perto de onde moro. Alguém pode me ensinar a tirar mudas? Quero distribuir para quem quiser pegar comigo.
ResponderExcluirSilvana Elisabete, ele pega fácil de galhos, brota muito fácil, tenho em casa onde podei atirei galhos eles brotaram
ExcluirBoa tarde Silvana, de onde você é? Para fazer mudas, basta cortar pedaços de aproximadamente 20 centímetros dos galhos e colocar dentro de uma vasilha com água, deixar aproximadamente 10 dias e depois fazer a muda em sacolas ou embalagem de leite ou suco.
ExcluirO espinho dela é muito possante. Já me furei várias vezes, inclusive tenho uma ponta de um espinho, dentro da minha perna, entrou e eu não consegui tira-lo.
ResponderExcluirE quando você se espeta, dói muito todo o membro espetado.
O ruim dessa flor são só os espinhos.
Sinistros.
Meu pé está num vaso. Quando for tirar as folhas, qual a melhor forma ?
ResponderExcluirQuero que ela continue crescendo bem.
Claudivania Ferraz
ResponderExcluirHá muito tempo queria saber o nome desta planta o os benefícios ,estou muito feliz.eu moro em Planaltina DF, enfrente ao cemitério velho e tem muitos pés vou fazer uma munda.
Eu a tempos tenho um fruto desta planta deixei em cima de um vaso com terra, o fruto continua dando folha mas não enraizou. Gostaria de plantar em um vaso. É a semente dentro dele? Se eu pegar um galho e enfiar na terra, nasce? obrigada
ResponderExcluirOlá!! a maioria dos frutos é estéril, então dificilmente prospere. Mas por estaca de ramos sim, é a forma mais facil de fazer mudas desta planta. Boa sorte!
ExcluirOlá. Como faço pra saber se comprei realmente a ora pro nobis. Tenho receio de ficar comendo a planta errada.
ResponderExcluirBom dia Luciana! Recomendo que consulte um agronomo ou uma pessoa que saiba reconhecer a espécie. Tem mesmo que tomar cuidado, embora as orapronobis não sejam plantas toxicas, devemos sempre ter certeza do que estamos comendo, ainda mais quando envolve tb a saude da nossa familia.
ExcluirAtentem, a planta comestível é a que dá flores brancas com miolo alaranjado e folhas pequenas.
ResponderExcluirOLá Luciane! ambas são comestiveis, porém esta não é muito palatável, é mais fibrosa e, pessoalmente, acho mais amarga também. Por isso a espécie de flor branca é a mais recomendada para consumo.
ResponderExcluirSerá que existe alguma ora pro nobis tóxica?
ExcluirComi a folha de uma bem amarga aqui... Fiquei na dúvida sobre se posso comer uma quantidade maior..
Tem um pé próximo de casa e graças a um aplicativo consegui descobrir que planta era,agora vou poder me beneficiar ...
ResponderExcluirÉ sempre bom consultar um especialista antes de consumir, a fim de garantir a identificação botanica correta
ExcluirA massificação dos "alimentos" com objetivos comerciais gerou uma cultura da Comida Lixo. As pessoas comem todos os tipos de produtos anunciados pela mídia e ao mesmo tempo criam um certo tabu sobre aquilo que desconhecem e que é "convenientemente" acobertado... Pereskia aculeata e P grandifolia são plantas fantásticas que fornecem cerca de 25% de proteínas, além de vitaminas, minerais e fibras. Não estamos falando de "gostinhos docinhos e salgadinhos midiáticos" que causam todos os tipos de doenças nas pessoas, mas de um alimento alternativo que poderá contribuir muito para que os brasileiros saiam dessa situação caótica de saúde devido a falta de informações sobre ALIMENTOS.
ResponderExcluirTou fazendo uso da rosa tem gosto amargo tenho dúvidas será que é comestíveis
ResponderExcluirNunca consuma uma planta ou parte dela sem ter certeza da espécie e sabr se é comestível. Essa espécie pode ser consumida, mas não é tão palatável quanto a ora-pro-nobis de verdadeira. Veja meu outro post sobre a Pereskia aculeata e tire suas duvidas.
ExcluirTou fazendo uso ora por nobis rosa tem um gosto amargo tenho dúvidas será que é comestíveis
ResponderExcluirMe espetei com o espinho na perna hoje a dor esta insuportavel doi demais como aliviar esta dor nem consigo andar direito
ResponderExcluirColoque as folhas em uma vasilha amaca bem coloque local que tá o espinho e deixe 30 minutos
ResponderExcluirora-pro-nobis da flor laranja, muito vista na região do Pará, caule com espinhos, essa planta é comestível ou é tóxica? !
ResponderExcluirSerá que essa é a ora pro nobis? tenho essa planta em casa e tenho mudas de ora pro nobis que consegui com vizinho e são diferentes.
ResponderExcluirOra pra nobis tem gosto ou cheio como identificar ?
ResponderExcluirEu achei ora-pro-nóbis da flor rosa um pé bem velho já as folhas e deixou a garganta pinicando é normal
ResponderExcluirBOA TARDE !!!! E QUE QUERIA TIRAR ALGUMAS DÚVIDAS . EU VI NA BEIRA DE UM MURO VÁRIOS PES QUE PARECEM SER DE ORA PRO NOBIS E NAS PONTAS FRUTOS COMO ESTE DA PRIMEIRA IMAGEM E MUITO ESPINHOS AS FOLHAS SAO BEM GRANDES . AI GOSTARIA DE SABER SE PODE SER A ORA PRÓ NOBIS. DESDE JÁ OBRIGADA
ResponderExcluir