Lírio-do-brejo (Hedychium coronarium J.Koenig)

by 3/12/2016 06:17:00 PM 0 comentários

O lírio-do-brejo é uma planta muito utilizada em paisagismo e ornamentação de jardins, principalmente, associada a áreas com presença de água (lagos, riachos ou cascatas). As flores possuem um perfume suave, que lembra os lírios-do-campo. É popularmente conhecida como gengibre-branco, borboleta, borboleta-amarela, cardamomo-da-praia, cardamomo-do-mato, escalda-mão, flor-de-lis, jasmim, jasmim-borboleta, jasmim-do-brejo, lágrima-de-moça, lágrima-de-napoleão, lágrima-de-vênus, lírio-branco, napoleão, narciso, olímpia, entre outros nomes conforme a Região.

Descrição botânica: Planta da família Zingiberaceae, perene, herbácea rizomatosa, com crescimento bastante vigoroso formando grandes touceiras, medindo entre 1 a 2m de altura; caule ereto e avermelhado na base, enfolhado; as folhas têm formato lanceolado, com ápice acuminado e base angustiada, medindo entre 25-40cm de comprimento por 5-6cm de largura; as flores são reunidas em inflorescências tipo espiga, cada flor é formada por quatro brácteas oblongas, planas e de coloração branca (pode ocorrer uma variedade com flores rosadas); os frutos são tipo baga, deiscentes, de formato elíptico, inicialmente verdes, passando a alaranjado conforme avança a maturação, medem entre 2 a 3cm de comprimento por 1,0 a 1,5cm de largura e contém, em seu interior, numerosas sementes envoltas em mucilagem vermelha; as sementes são ovaladas e avermelhadas. No Brasil, o lírio-do-brejo floresce o ano todo, porém, com maior intensidade nos meses de verão.



Onde ocorre: A espécie é nativa da Ásia tropical. No Brasil a espécie é considerada naturalizada, devido à sua grande capacidade de adaptação às diferentes condições climáticas das Regiões e pode ser encontrada em, praticamente, todos os estados da Federação. Possui ampla dispersão pelo mundo, sendo encontrada facilmente nos diversos países de clima tropical.

Usos: A folhagem verde brilhante e as flores brancas formam um conjunto bastante ornamental, sendo esta a principal utilidade da espécie no Brasil. Também possui propriedades medicinais e o aroma de suas flores podem ser utilizados em aromaterapia ou na extração de essências para perfumaria. Os rizomas podem ser fonte de fibras para a fabricação de artesanato ou para a extração de fécula utilizada na alimentação humana.



Aspectos agronômicos: A propagação é feita por divisão de touceiras. É planta palustre, ou seja, seu cultivo deve ser feito em áreas brejosas ou bastante úmidas, porém, o crescimento ocorre acima da lamina de água. O solo deve ser rico em matéria orgânica. Embora cresça a pleno sol, prefere locais de sombra ou meia-sombra.

Cuidados: O lírio-do-brejo possui alto potencial invasivo e é considerado uma espécie exótica invasora no Brasil. Portanto seu uso deve ser muito bem planejado dentro do projeto paisagístico, a fim de evitar a invasão de áreas não desejadas no jardim, ou mesmo, de cursos d’água próximos. Em alguns locais é necessário efetuar, com frequência, podas de contenção. Devido ao seu crescimento bastante agressivo, a presença de densas populações de lírio-do-brejo pode comprometer a existência de outras espécies da flora nativa local, recomendando-se, portanto, bastante cautela no manejo desta espécie. As espécies exóticas invasoras são uma grande ameaça à biodiversidade dos biomas brasileiros.


** As imagens são do Parque Municipal de Itiquira, Formosa-GO Link.

Referências bibliográficas

FLORA SBS. Hedychium coronarium - Lírio-do-brejo. Disponível em Link. Acesso em 12 mar 2016.

SILVA, D.T.L. Caracterização de invasão da espécie exótica lírio-do-brejo (Hedychium coronarium) em área de mata ciliar no município de Joanópolis/SP. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, 7(12), 1-17, 2011.


Zingiberaceae in Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <Link>. Acesso em: 12 Mar. 2016.

0 comentários:

Postar um comentário

Este blog foi criado com o objetivo de informar e entreter. Apresentar uma espécie vegetal seus usos, potencialidades e curiosidades, com informações mais detalhadas, para que as pessoas conheçam e contemplem a beleza de cada espécie.O conteúdo é destinado a toda comunidade e serão muito bem vindas, todas as colaborações daqueles que estejam dispostos a dividir seu conhecimento com quem tem sede de aprender sempre.