Palmeira-zumbi [Zombia antillarum (Descourt.) L.H. Bailey]

by 7/22/2019 11:12:00 AM 0 comentários


Recentemente, em uma visita a um colecionador de plantas ornamentais, conheci esta palmeira e fiquei encantada com seu aspecto. A delicadeza da trama de fibras que envolve o caule se contrapõe à rigidez dos espinhos alongados e firmes. Minha curiosidade foi a mil e comecei a buscar informações sobre esta espécie, reunindo aqui um pouco do que encontrei. 

Onde ocorre: Palmeira nativa da América Central, endêmica da ilha de Hispaniola, na República Dominicana. No Brasil, a espécie é cultivada por alguns colecionadores. 

Descrição botânica: Família Arecaceae, medindo até 3 m de altura, com múltiplos caules de até 5 cm de diâmetro, formando touceiras. Cada indivíduo apresenta entre 9 a 12 folhas, em forma de leque. As bainhas, após a queda das folhas, ficam aderidas aos caules e vão se degradando e se dividindo formando a trama de espinhos, que é a característica principal da espécie. As inflorescências são pequenas e sem grande importância estética; os frutos são pequenos e podem ter coloração variando de esbranquiçados até alaranjados. Na região de origem a planta frutifica entre julho e agosto. 


Uso: Palmeira ornamental. Forma touceira e pode ser conduzida de forma fechada, valorizando a folhagem, ou com podas elevadas, valorizando os caules, com sua trama de fibras e espinhos que confere um visual muito bonito às plantas. Como possui muitos espinhos, não é recomendada para áreas onde há grande circulação de pessoas, em especial, crianças e também de animais domésticos. 

Aspectos agronômicos: Palmeira resistente à seca, porém, cresce melhor em áreas mais úmidas e de clima quente. O crescimento é lento, o que permite a valorização da beleza dos caules por mais tempo. Aqui no Brasil, na coleção visitada, observei que a espécie é cultivada em condição de sombra total e com rega constante. 


Curiosidades: O nome palmeira-zumbi é atribuído ao aspecto espinhoso de seus caules que, além de proteger a planta, também fornece espinhos longos e finos para uso em rituais de vodu. O site Palmpedia, traz a informação de que as populações naturais desta palmeira estão ameaçadas devido à destruição da vegetação nativa na ilha caribenha. Essa história a gente já conhece... 

Bibliografia recomendada 

Palmpedia. Link

Tropicos. Link

0 comentários:

Postar um comentário

Este blog foi criado com o objetivo de informar e entreter. Apresentar uma espécie vegetal seus usos, potencialidades e curiosidades, com informações mais detalhadas, para que as pessoas conheçam e contemplem a beleza de cada espécie.O conteúdo é destinado a toda comunidade e serão muito bem vindas, todas as colaborações daqueles que estejam dispostos a dividir seu conhecimento com quem tem sede de aprender sempre.