Helicônia-papagaio (Heliconia psittacorum L.f.)

by 11/16/2020 04:34:00 PM 0 comentários

As helicônias são plantas típicas das regiões tropicais do mundo, surgem em abundantes cores, formas e numerosas espécies. Apenas no Brasil, já foram identificadas 30 espécies nativas do gênero
Heliconia, além de uma grande quantidade de espécies exóticas que se adaptaram às condições climáticas do país e são cultivadas para o mercado de flor de corte. A helicônia-papagaio é uma das espécies nativas, com ocorrência natural em boa parte dos estados brasileiros, exceto o sul do País, onde só é encontrada em cultivo.

Descrição botânica: Família Heliconiaceae, erva rizomatosa formando touceiras com múltiplos caules finos e entrenós alongados. As folhas são pecioladas, com lâmina linear, de formato oblongo, elíptico ou lanceolado e base acuminada (formato pontiagudo). As inflorescências saem no final dos caules e têm forma de tirso (pequenos cachos com muitas flores reunidas), eretas, com brácteas coloridas vistosas, de coloração variando entre o alaranjado e o avermelhado. 


Onde ocorre: Heliconia psittacorum é nativa do Brasil, mas não endêmica, isto é, pode ser encontrada naturalmente em outros países tropicais da América do Sul. Planta de área de floresta quente e úmida, comum na Amazônia e nas matas de galeria do Cerrado. O epíteto psittacorum é uma referência à família dos papagaios e araras (Psittacidae), devido às cores e formatos das inflorescências, que se assemelham ao colorido das plumas desses pássaros. Daí também resulta o nome popular da espécie: helicônia -papagaio. 

Usos: Amplamente usada no paisagismo e como flor de corte, devido à grande durabilidade de suas inflorescências. No paisagismo pode ser cultivada em renques, maciços, canteiros elevados, floreiras ou acompanhando o traçado de muros ou paredes. As inflorescências cortadas são resistentes ao calor e possuem alta durabilidade, ideal para uso como flor de corte na elaboração de arranjos florais tropicais. O tamanho reduzido, quando comparada à outras espécies do gênero, a durabilidade e a leveza de suas inflorescências, tornam esta helicônia uma das mais comercializadas no mercado de flores tropicais no Brasil. A espécie também foi utilizada na produção de híbridos com inflorescências menores e cores entre o rosa-chá e o vermelho-fogo, muito apreciadas na elaboração de arranjos florais. 


Aspectos agronômicos: A helicônia-papagaio prefere clima quente e úmido, embora tolere um pouco de frio e o clima seco do Cerrado. A propagação é feita pela divisão dos rizomas, que devem se plantados sob sol pleno ou meia sombra, com rega constante. Embora tolere seca, a produção de folhas e flores é mais vigorosa quando a rega é abundante. O solo deve ser leve, bem drenado e rico em matéria orgânica (esterco de aves, de gado e/ou humus). Quando cultivada em jardim, deve-se atentar para as podas de limpeza e formação das touceiras, a fim de manter a floração e o viço das plantas o ano todo, bem como, diminuir a incidência de pragas e doenças. 


Bibliografia recomendada 

Heliconiaceae in Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB7962>. 2020.

Kuhlmann, M.; Gomes-Bezerra, K.M.; Reis, P.A. Heliconia psittacorum (heliconia). In: Vieira, R.F.; Camillo, J.; Coradin, L. Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: plantas para o futuro: região Centro-Oeste. 2018. https://www.mma.gov.br/publicacoes/biodiversidade/category/54-agrobiodiversidade

0 comentários:

Postar um comentário

Este blog foi criado com o objetivo de informar e entreter. Apresentar uma espécie vegetal seus usos, potencialidades e curiosidades, com informações mais detalhadas, para que as pessoas conheçam e contemplem a beleza de cada espécie.O conteúdo é destinado a toda comunidade e serão muito bem vindas, todas as colaborações daqueles que estejam dispostos a dividir seu conhecimento com quem tem sede de aprender sempre.