Neve-da-montanha (Euphorbia leucocephala Lotsy)

by 6/09/2022 09:58:00 AM 0 comentários

Apesar de não ser planta nativa, na época da seca ela se destaca na paisagem cinza do Cerrado, com suas flores densas e branquinhas. Essa é a neve-da-montanha ou ainda flor-de-criança, cabeça-branca, leiteiro e outras denominações que recebe nas diferentes regiões do Brasil. Embora o nome indique que é planta de região fria, é originária da América Central (México, Guatemala), onde é chamada de pascuita e, aprecia mesmo, climas quentes (amenos) e regiões de altitude. No Brasil, floresce intensamente entre o outono e o inverno.

Descrição botânica: Planta da família Euphorbiaceae, de porte arbustivo, 2-3 m de altura e copa arredondada. O caule é bastante ramificado e os galhos são quebrados com facilidade. As folhas são pequenas (reunidas em volta do nó), de formato alongado e nervura central bem marcada; caem no inverno, sinalizando a proximidade da floração. As flores são pequenas, numerosas, esbranquiçadas, reunidas em inflorescências densas, vistosas e perfumadas.


Onde ocorre: As informações sobre a origem desta espécie são divergentes, entretanto, maior número de especialista relatam que é originária da América Central (Guatemala e México). No Brasil, a espécie foi introduzida como planta ornamental e ocorre apenas na condição de cultivada.

Usos: Muito utilizada no paisagismo, tanto como planta isolada quanto na composição de maciços. Suporta bem a poda, sendo possível manter seu porte baixo e intensificar a floração. Pode ser cultivada como bordadura de cercas ou muros ou como elemento central em canteiros ou nichos isolados do jardim.


Aspectos agronômicos: As mudas podem ser feitas por sementes ou por estaquia de ramos. O plantio é feito sempre em pleno sol. Plantas cultivadas na sombra não florescem. O solo deve ser leve e bem drenado, pois a planta não suporta solo encharcado. Adubações com esterco de gado curtido, colocado em sulco em volta da planta, duas vezes ao ano, estimulam o crescimento e a floração. Efetuar podas de limpeza (para remover galhos secos e doentes) e de formação (para dar forma à copa) são importantes para garantir a sanidade das plantas e a beleza das floradas.

CUIDADO: É planta laticífera (solta leite ao ser ferida - látex), como outras euforbiáceas. Esse látex é tóxico e pode causar irritações na pele e nos olhos. Sempre usar luvas antes de manusear a planta. De preferência, fazer o plantio das mudas em áreas distantes da circulação de crianças e animais domésticos, a fim de evitar que quebrem os galhos ou façam ingestão das folhinhas.


Bibliografia recomendada

Binojkumar, M.S.; Balakrishnan, N.P. Euphorbia leucocephala Lotsy-a new record for India. Indian Journal of Forestry, 15(2), 181-182, 1992.

Lorenzi, H.; Souza, H.M. Plantas ornamentais no Brasil: arbustivas, herbáceas e trepadeiras. Instituto Plantarum. 4ª edição. 2008.

0 comentários:

Postar um comentário

Este blog foi criado com o objetivo de informar e entreter. Apresentar uma espécie vegetal seus usos, potencialidades e curiosidades, com informações mais detalhadas, para que as pessoas conheçam e contemplem a beleza de cada espécie.O conteúdo é destinado a toda comunidade e serão muito bem vindas, todas as colaborações daqueles que estejam dispostos a dividir seu conhecimento com quem tem sede de aprender sempre.