Pau-santo (Kielmeyera coriacea Mart. & Zucc.)

by 11/09/2014 09:33:00 AM 9 comentários

Um dos objetivos deste blog, é apresentar espécies da flora brasileira desconhecidas da maioria da população. Para assim mostrar, que a riqueza de possibilidades que a nossa flora oferece, vai muito além do que imaginamos. 
Esta é a minha forma de integrar o Brasil!
           
A planta da vez, é uma espécie nativa do Cerrado conhecida pelo nome popular de pau-santo ou boizinho e muito utilizada na medicina tradicional. Curiosamente, é uma planta bastante comum nos cemitérios do Distrito Federal e sua florada coincide com a data de Finados, como se também fizesse reverencia àqueles que ali descansam.

Planta adulta utilizada na arborização de espaços amplos
ou como elemento na composição de jardins. Foto: J. Camillo.
Descrição botânica: Pertence à família botânica Calophyllaceae. É uma planta de porte arbóreo, que perde as folhas durante um período do ano. Tronco tortuoso e casca suberosa (grossa), com ramos espessos. Ao ser ferida, libera látex de coloração amarelada. Típica de áreas mais abertas de cerrado e quando adulta, pode medir entre 3 e 6 metros de altura. As folhas são simples e ficam concentradas no ápice dos ramos, conferem forma e beleza a árvore. As flores possuem pétalas alvas a levemente rosadas e estames amarelos em grande número, formando um tufo no centro da flor. Seu fruto é seco, de cor castanho-claro e abrem-se, quando maduros, para dispersar suas sementes, que são numerosas, amareladas, planas, com duas alas laterais.
Botanicamente também é conhecida pelas sinonímias Kielmeyera falcata Cambess.; K. oblonga Pohl e Matinieria arbórea Vell.
 
Planta florida no Dia de Finados, Cemitério de Sobradinho - DF. Foto: J. Camillo.
Onde ocorre: A espécie é nativa da flora do Brasil, ocorrendo na maioria dos Estados da Federação, nas formações florestais dos biomas Cerrado e Amazônia.

Flor branca com listra rosa-claro e tufo de estames no centro.
Foto: J. Camillo.
Usos: Ornamental, medicinal, fonte de cortiça e madeira. A espécie é bastante ornamental, o formato da planta com galhos retorcidos, floração abundante e delicada, conferem um aspectos muito bonito ao conjunto. Os ramos, flores e frutos são utilizados na confecção de arranjos florais.
Sua casca, bastante suberificada pode ser fonte de cortiça, que pode ser utilizada na indústria, como isolamento acústico, decoração, fabricação de rolhas e até calçados. A retirada da cortiça pode ser feita em ciclos de 5 a 6 anos e o rendimento é alto, considerado o maior entre espécies da flora brasileira. A madeira também pode ser aproveitada em pequenas construções.
Alguns historiadores relatam que durante a II Guerra Mundial, esta espécie foi altamente explorada como fonte de cortiça para produção de materiais isolantes e de linóleo (tipo de tecido impermeável), levando a espécie ao declínio ou mesmo, extinguindo populações em determinadas áreas.
Casca espessa, fonte de cortiça nativa. Foto: J. Camillo.
Suas cascas são utilizadas no preparo de garrafadas, que resulta em uma resina amarela, considerada na medicina popular como tônica e emoliente. Também é utilizada para tratar dores de dente e como analgésico em geral. As folhas também são consideradas como emoliente, sendo usadas em banhos. As folhas e as cascas, após cozimento, fornecem material corante de cor verde-claro e vermelho, respectivamente.
Estudos científicos comprovaram que as cascas de planta tem potencial de combater a cercária de Schistosoma mansoni, agente causador da barriga-d’água, doença que atinge milhões de crianças nas regiões mais pobres do mundo. Ainda demonstrou efeito antifúngico sobre Candida albicans, o que indica que poderá ser utilizado no tratamento da candidíase e efeito protetor da mucosa gástrica. As cascas do caule e o extrato das folhas, demonstraram efeito ansiolítico e antidepressivo, quando testados em cobaias.

Folhas com nervuras rosadas e concentradas na porção terminal dos galhos,
característica marcante destas plantas. Foto: J. Camillo.
Aspectos ecológicos e agronômicos: O cultivo deve ser feito a pleno sol. A espécie não tolera bem competição e sombreamento de gramíneas ou outras espécies de crescimento mais rápido, principalmente durante o primeiro ano de estabelecimento. É uma planta bastante resistente à seca, mesmo as mudas após o transplantio.
Um fato importante relatado por Ricardo Cardim, no site Arvores de São Paulo (Link), informa que, nas condições daquela cidade, a espécie frutificou no mês de setembro e a germinação ocorreu em outubro. Por alguns meses as mudas cresciam vigorosas, mas em março/abril elas começaram a ficar com as folhas amareladas e definharam até desaparecerem. Escavando o vaso, observou-se que abaixo da terra o caule a raiz permaneciam vivos e a brotação reiniciou na primavera seguinte. Esta é uma estratégia comum em plantas do Cerrado para suportarem a época da seca, sendo assim, é preciso prestar atenção antes de descartar o vaso e perder as novas mudas.

Flores em pequenos cachos, na ponta dos galhos. Foto: J. Camillo.
Propagação: A espécie propaga-se por sementes com germinação acima de 80%, quando recém colhidas. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis. O período de maturação dos frutos pode durar até 12 meses e a liberação das sementes ocorre na estação seca. A melhor forma de conservar as sementes para plantios posteriores, é sob baixa temperatura (4ºC).
O substrato para a germinação pode feito à base de vermiculita e substrato comercial (1:1) ou outro substrato comercial já formulado, próprio para produção de mudas. A profundidade de semeadura é de aproximadamente 1 cm.
A micropropagação também pode ser um método interessante para propagar esta espécie. Para tanto, utiliza-se como fonte de explantes, segmentos nodais de plântulas germinas in vitro. A germinação de sementes in vitro, pode ser feita em meio de cultura ½MS com adição de ácido giberélico.

Limitações: Um dos grandes limitadores do uso comercial de plantas nativas, além dos aspectos legais, é a ausência de dados agronômicos. No caso do Pau-santo não é diferente, muito pouco se sabe sobre esta espécie, produção de mudas, plantio, tratos culturais ou aspectos fitossanitários. No entanto, aos poucos o seu uso vai se difundindo e o cultivo torna-se uma imprescindível para evitar a extinção de espécies, muitas vezes causada pela pressão extrativista.
 
O pau-santo está presente como elemento decorativo no jardim do Santuário da Mãe Peregrina de Schoenstatt, em Sobradinho  - DF.
Foto: J. Camillo.
Referências Bibliográficas
ARELLO, E.F.; PINTO, J.E.P. Propagação in vitro de Kielmeyera coriacea I. Efeito das diversas concentrações combinadas de benzilaminopurina e ácido naftalenacético na multiplicação de brotos. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 28(1), 25-31, 1993.
BOTELHO, S.A.; CARNEIRO, J.D.A. Influência da umidade, embalagens e ambientes sobre a viabilidade e vigor de sementes de pau-santo (Kielmeyera coriacea Mart.). Revista Brasileira de Sementes, 14(1), 41-46, 1992.
BITTRICH, V. et al. Calophyllaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: Link. Acesso em: 08 Nov. 2014.
GARCIA-CORTEZ, D.A. et al. Xanthones, triterpenes and a biphenyl from Kielmeyera coriacea. Phytochemistry, 47(7), 1367-1374, 1998.
GOULART, Y.C.F. et al. Evaluation of gastric anti-ulcer activity in a hydro-ethanolic extract from Kielmeyera coriacea. Brazilian Archives of Biology and Technology, 48(2), 211-216, 2005.
MARTINS, J.C. et al. Activity of hydroethanolic extract from Kielmeyera coriacea stems on central nervous system in rats. Acta sci. Health sci, 26(2), 365-368, 2004.
MUNHOZ, C.B. Kielmeyera coriacea. Link. 2014.
NARDOTO, G.B. et al. Estabelecimento e padrões sazonais de produtividade de Kielmeyera coriacea (Spr) Mart. nos cerrados do Planalto Central: efeitos do estresse hídrico e sombreamento. Revista Brasileira de Botanica, 21(3), 1998. 
PIMENTA, S.M. et al. Germinação de sementes de Kielmeyera coriacea em diferentes substratos e condições de luz. Revista de biologia e Ciências da Terra, 11(2), 2011.
RIOS, P.A. Estrutura anatômica e caracterização química da cortiça de árvores de Kielmeyera coriácea Mart. (Pau-santo). 2011. Disponível em Link
SANTANA, D.G. et al. Germinação de sementes e emergência de plântulas de pau-santo: uma análise crítica do uso de correlação. Revista brasileira de sementes, 32(3), 2010.


9 comentários:

  1. Muito bom o seu blog. Informações bem técnicas e detalhadas.Fotos ótimas. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Essa árvore é a mesma que é utilizada para queimar como aromaterapia? E também é feita a extração do óleo? Era utilizada em rituais indígenas antigamente?
    Parabéns pelo blog, obrigado pela informação. Eu estou cultivando sementes dessa espécie.

    ResponderExcluir
  3. Essa árvore é a mesma que é utilizada para queimar como aromaterapia? E também é feita a extração do óleo? Era utilizada em rituais indígenas antigamente?
    Parabéns pelo blog, obrigado pela informação. Eu estou cultivando sementes dessa espécie.

    ResponderExcluir
  4. Minha avó fez uma pequena demonstração do seu forte efeito de cicatrização. Ao sofrer um corte na pele pelo espinho "arranha gato", ela passou o liquido leitoso da folha, em cerca de meia hora já havia criado casca na ferida.

    ResponderExcluir
  5. Otimas informações, achei muito bonita as folhas da planta

    ResponderExcluir
  6. Porque a minha resedá não da flor tenho ela mais de um ano e nada até agora de flor

    ResponderExcluir
  7. A minha resedá eu nem sei a cor da flor ainda ela ainda não floresceu porque será ?

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde.gosto muito de remedios naturais.e gostaria de saber se esta arvore pau santo aqui em minas tem outro nome.porque quero fazer banho nas pernas de minha maezinha.estou sempre a procura de aprender mas e mas.e vc sabe nós esclarecer.obgd boa tard

    ResponderExcluir

Este blog foi criado com o objetivo de informar e entreter. Apresentar uma espécie vegetal seus usos, potencialidades e curiosidades, com informações mais detalhadas, para que as pessoas conheçam e contemplem a beleza de cada espécie.O conteúdo é destinado a toda comunidade e serão muito bem vindas, todas as colaborações daqueles que estejam dispostos a dividir seu conhecimento com quem tem sede de aprender sempre.