by
5/29/2018 07:40:00 AM
0
comentários
alecrim pimenta
Brazilian biodiversity
Lippia origanoides
Lippia sidoides
Medicinal plants
Plantas Medicinais
Nas minhas andanças em busca de novos sabores e aromas sempre encontro plantas maravilhosas e cheias de história. O alecrim-pimenta, apesar de ser uma planta brasileira, é pouco usada comercialmente. No México é vendida em mercados como condimento, usado como substituto do orégano, já que o sabor é semelhante. Quem sabe voce não tem uma planta dessas na sua horta e pode saber um pouco mais sobre ela. Que tal?
Descrição botânica: Da família Verbenaceae, planta arbustiva, com caule ramificado, folhas opostas, elípticas ou ovadas, com 2 a 3 cm de comprimento, pecioladas e com margens crenadas (aspecto rendado). As flores são pequenas, de cor branca e reunidas em espigas no final dos ramos. Produz numerosas sementes pequenas.
Origem: Planta nativa do Brasil, especialmente na Caatinga e no Cerrado. Também ocorre em outros países das Américas Central e do Sul.
Usos: O alecrim-pimenta é usado como condimento e como medicinal. É muito conhecido da população pelo aroma das folhas, que se assemelha ao do orégano, inclusive, sendo utilizado como condimento. O aroma das folhas indica a presença de grande quantidade de óleo essencial, rico em limoneno, carvacrol, timol e outros compostos. O óleo essencial de alecrim-pimenta apresenta variação na sua composição, que são conhecidas como quimiotipos e mudam conforme o local de ocorrência da planta, clima, solo, etc. Também é usado como planta medicinal, na forma de chá, tintura, pomadas ou enxaguante bucal. Possui propriedades antimicrobiana e antisséptica. O óleo essencial pode ser usado como repelente de insetos.
Aspectos agronômicos: As mudas são feitas por estacas dos ramos, que devem ser mantidas em local sombreado até o enraizamento completo e com regas constantes, mas sem encharcar o solo. As estaquinhas devem ter entre 10 a 20 cm de comprimento e manterem de 2-3 pares de folhas. Quando estiverem bem enraizadas podem ser levadas para um local mais ensolarado e plantadas no local definitivo, de preferência, no início da época chuvosa. Quando o plantio for feito na época seca, as mudas exigem cuidado com as regas, principalmente nos primeiros dias após o plantio.
Bibliografia recomendada
Brasil. Ministério da Saúde. Monografia do alecrim-pimenta (Lippia origanoides). 2014. Link.
Vieira, R.F. et al. Lippia origanoides - Alecrim-pimenta. In. Vieira, R.F.; Camillo, J.; Coradin, L. Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial - Plantas para o Futuro Região Centro-Oeste. 2016. Link
0 comentários:
Postar um comentário