Bertalhas

by 6/30/2019 11:33:00 AM 0 comentários


Nomes populares de plantas variam muito conforme os países, regiões, ou mesmo, entre os estados de uma mesma região. No Brasil, quando falamos em bertalha é possível distinguir várias espécies de plantas com características semelhantes, mas, em geral, a Anredera cordifolia e a Basella alba são as mais comuns. Então, vamos aprender um pouco mais sobre essas duas espécies? 

Anredera cordifolia (Ten.) Steenis 

Anredera cordifolia
A espécie recebe os nomes populares de bertalha, cipó-babão, basela, folha-santa ou trepadeira-mimosa, sendo reconhecida pela maioria da população como planta invasora. Apresenta elevado potencial de infestação, é bastante agressiva, crescendo sobre outras plantas e, por este motivo, deve ser cultivada com cuidado para evitar a infestação de áreas adjacentes. 

Esta bertalha também é chamada de ora-pro-nobis sem espinho. Embora botanicamente não sejam parentes próximas, o sabor e a textura das folhas jovens lembram o sabor da ora-pro-nobis verdadeira, a qual já foi assunto aqui no site, em post anterior (Link). 

Pertence à família botânica Basellaceae, planta perene, trepadeira, com folhas e ramos suculentos, glabros, folhas arredondadas, inflorescências alongadas, compostas por numerosas flores brancas. Pode apresentar pequenos bulbos aéreos. 

Anredera cordifolia é nativa do Brasil e ocorre em praticamente todos os estados da faixa atlântica, desde o Rio Grande do Sul até o Ceará. O florescimento pode ocorrer o ano todo e, em algumas regiões onde a floração é menos intensa, as plantas produzem pequenos bulbos nas axilas foliares, propagando-se tanto por sementes quanto pelos bulbos. Prefere locais com sol pleno ou meia sombra, com irrigação constante.

As folhas jovens são consumidas em saladas cruas ou cozidas, refogadas, ensopadas ou em mistura na massa ou recheio para bolos, pães, suflês ou fritatas. A planta também é usada na medicina popular. 


Basella alba L. 

Basella alba
Esta é a bertalha propriamente dita, também chamada de espinafre-do-oriente. Pertence à família botânica Basellaceae, nativa do sudoeste asiático e cultivada no Brasil. A espécie se apresenta como uma trepadeira suculenta, de caule liso, folhas brilhosas, em formato de coração, com nervuras bem marcadas, inflorescências em formato de pequenos racemos com flores brancas. Os frutos são carnosos e de coloração púrpura, quando maduros. 

Esta hortaliça tem sido cultivada nas várias regiões do Brasil, sendo facilmente encontrada em supermercados e feiras-livres. Muitos autores ainda a consideram como uma PANC, porém, pela sua ampla distribuição no Brasil e cultivo cada dia mais difundido, já pode ser considerada como hortaliça convencional. Contudo, independente da classificação, a bertalha atende a todos os requisitos para estar com sucesso na mesa brasileira. 

A propagação pode ser feita por sementes ou por estacas de ramos, os quais apresentam crescimento mais rápido e vigoroso. A semeadura pode ser feita diretamente no canteiro ou em bandejas, para posterior transplantio. O espaçamento varia de 30 a 40 cm entre plantas e entre linhas. O solo deve ser leve, bem drenado e com muita matéria orgânica. A colheita se dá entre 60 a 90 dias após o plantio. 

A bertalha é uma hortaliça de elevado valor nutritivo, especialmente vitaminas A e C, cálcio e ferro. As folhas jovens devem ser consumidas cruas ou refogadas e podem ser usadas de forma muito versátil na composição de pratos com carnes, ovos ou farofas. Pode entrar como componente na massa ou no recheio de tortas e quiches ou, ainda, no enriquecimento nutricional do nosso arroz com feijão de cada dia. 

Potencial invasivo de Anredera cordifolia, que deve ser cultivada sob contenção para evitar o alastramento excessivo.

Bibliografia recomendada 

Bertalha. Folder da Embrapa Hortaliças. Link

Kinupp, V.F. et al. Anredera cordifolia (Basellaceae), uma hortaliça potencial em desuso no Brasil. Link

Lorenzi, H. Plantas daninhas no Brasil. 3ª edição. 2000. 

Pellegrini, M.O.O.; Imig, D.C. Basellaceae in Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <Link>. Acesso em: 30 Jun. 2019 

Pellegrini, M.O.O.; Imig, D.C. Basellaceae in Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <Link>. Acesso em: 30 Jun. 2019

0 comentários:

Postar um comentário

Este blog foi criado com o objetivo de informar e entreter. Apresentar uma espécie vegetal seus usos, potencialidades e curiosidades, com informações mais detalhadas, para que as pessoas conheçam e contemplem a beleza de cada espécie.O conteúdo é destinado a toda comunidade e serão muito bem vindas, todas as colaborações daqueles que estejam dispostos a dividir seu conhecimento com quem tem sede de aprender sempre.