Pitanga (Eugenia uniflora L.)

by 1/23/2021 11:00:00 AM 0 comentários

A pitanga é um símbolo de brasilidade! Suas cores, sabor e a forma peculiar do fruto fazem dela uma das frutas queridinha dos brasileiros. Embora a planta seja considerada nativa da Mata Atlântica e muito representativa das regiões Sudeste e Sul, minhas voltas por aí mostraram que ninguém faz uso tão bem da pitanga quanto o Nordeste, onde é fácil se deliciar com o frescor de um suco ou um bom sorvete da fruta madurinha. 
Para mim a pitanga tem sabor de infância, suas flores muito perfumadas atraem as abelhas e os frutos coloridos são um banquete aos pássaros. Doce ou azedinha, vermelha ou quase preta, não se dispensa uma pitanga madurinha! 

Descrição botânica: Família Myrtaceae, arbusto de 2 a 4 m de altura, muito ramificada e com copa arredondada. Folhas simples, opostas, pecioladas, de formato ovalado e coloração variando entre avermelhadas a verdes claras quando adultas. As folhas caem parcialmente em algum período do ano. As flores são pequenas, brancas e muito perfumadas, reunidas em pequenos cachos ao longo dos ramos. Os frutos são do tipo baga, arredondados com sulcos longitudinais bem marcados, inicialmente são verdes, passando a vermelhos ou quase negros quando maduros, e podem conter de 1 a 3 sementes. 


Onde ocorre: Planta nativa, não endêmica do Brasil, sendo encontrada em outras países da América Tropical. Nativa da Mata Atlântica, encontrada naturalmente desde o Rio Grande do Sul até Alagoas. Também pode ocorrer na Caatinga, no Cerrado e no Pampa. Na Amazonia é encontrada na condição de cultivada. 


Usos: A pitanga pode ser consumida in natura ou processada, na forma de polpa, usada em sucos, geleias, sorvetes, licores, iogurte ou como aromatizante de bebidas. Uma das grandes qualidades nutricionais da polpa da pitanga é seu elevado teor de vitamina A (635mg/100g), além de conter micronutrientes com o cálcio e magnésio e apresentar baixo valor calórico. 
As folhas são fonte riquíssima em óleos essenciais, usados na aromaterapia e na produção de fitocosméticos. A polpa dos frutos também é matéria prima para a elaboração de produtos cosméticos, de higiene e limpeza como cremes, xampus e condicionadores. 
A planta, por seu porte reduzido e boa adaptação aos diferentes climas, é usada no paisagismo tanto para o cultivo no jardim quanto como planta de vaso. Suporta bem podas e pode ser indicada para uso como cerca viva. 
Na natureza possui papel ecológico importante como fonte de alimentos e abrigo para a fauna nativa. Também faz parte do compêndio de remédios da medicina popular, onde as folhas são usadas para banhos e chás no combate à febre, dores em geral e como calmante. 


Aspectos agronômicos: A pitanga pode ser cultivada em todo o Brasil. É planta rústica e se adapta com facilidade aos diferentes climas no Brasil. Pode florescer várias vezes ao ano em temperaturas mais quentes, com um pico entre os meses de agosto e dezembro e outro entre fevereiro e julho. A produção de mudas é feita mais facilmente por sementes, colhidas de frutos maduros e germinadas longo em seguida. As sementes devem ser germinadas em substrato rico em adubos orgânicos (gado e aves) e o surgimento das plantas se dá após 20 a 30 dias do plantio. As mudas devem ser plantadas em seu local definitivo quando atingirem 25 cm de altura ou mais. Também é possível adquirir mudas prontas para o plantio com seu viveirista de confiança. Mudas de boa procedência são mais saudáveis e frutificam precocemente. 

Curiosidades: A pitangueira, por seu porte elegante e crescimento moderado, tem sido muito utilizada como planta de vaso, da mesma forma que a jabuticaba. Mas é importante ressaltar que seu cultivo em apartamentos ou varandas deve ser feito em local com muita luz e, se possível, com sol em algum período do dia. Em locais com pouca luz a planta perde as folhas e morre mais facilmente. O vaso deve ser de tamanho grande para que as raízes se desenvolvam de forma satisfatória e a planta permaneça bonita por mais tempo. 


Bibliografia recomendada

Bezerra, J.E.F. et al. Eugenia uniflora (pitanga). In: Coradin, L.; Camillo, J.; Pareyn, F. G. C. Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: plantas para o futuro: região Nordeste. 2018. https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/189688/1/Livro-Nordeste-1-2018.pdf 

Mazine, F.F. et al. Eugenia in Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB10560

0 comentários:

Postar um comentário

Este blog foi criado com o objetivo de informar e entreter. Apresentar uma espécie vegetal seus usos, potencialidades e curiosidades, com informações mais detalhadas, para que as pessoas conheçam e contemplem a beleza de cada espécie.O conteúdo é destinado a toda comunidade e serão muito bem vindas, todas as colaborações daqueles que estejam dispostos a dividir seu conhecimento com quem tem sede de aprender sempre.